11.9 C
Canoas
06 de setembro de 2025

Saiba qual planta que alivia sintomas da gripe e dor de garganta

O mentol presente nas folhas auxilia na abertura das vias aéreas

Com a chegada do outono e do inverno, é comum o aumento de gripes, resfriados e dores de garganta. Nesse cenário, a menta se destaca como uma das plantas medicinais mais utilizadas devido ao seu aroma característico e às suas diversas propriedades terapêuticas.

Segundo a nutricionista Cibele Santos, a menta é uma aliada natural poderosa no alívio de sintomas respiratórios e inflamatórios, além de contribuir para o bem-estar geral.

LEIA MAIS:

Saiba qual planta que alivia sintomas da gripe e dor de garganta: o mentol presente nas folhas auxilia na abertura das vias aéreas

“Ela atua como antisséptico natural, ajuda a desobstruir as vias respiratórias e ainda promove alívio imediato para dores de garganta graças ao seu efeito refrescante”, explica a especialista.

Propriedades da menta

A planta possui uma combinação de ações que incluem efeito anti-inflamatório, calmante e antibacteriano, tornando-se um recurso natural contra diferentes desconfortos.

Principais benefícios da menta

Alívio respiratório: o mentol presente nas folhas auxilia na abertura das vias aéreas, facilitando a respiração;

Ação antisséptica e antibacteriana: combate microrganismos que causam infecções, especialmente na garganta;

Refrescância e efeito analgésico: ajuda a aliviar dores e inflamações na garganta;

Rica em antioxidantes: protege as células contra os radicais livres e o estresse oxidativo;

Estímulo à digestão: auxilia no tratamento de desconfortos estomacais e má digestão.

Menta como aliada natural

Além de ser usada em chás e receitas caseiras, a menta continua sendo um dos recursos naturais mais indicados para quem busca fortalecer a saúde durante os meses frios.

Além de ser uma grande aliada contra doenças respiratórias, essa planta também se destaca como um recurso natural para relaxar, ajudar na concentração e até reduzir o estresse. “O aroma tem efeito calmante, ajudando na clareza mental e no relaxamento. É uma planta muito completa e acessível”, destaca Cibele.

Por fim, a nutricionista faz um alerta: “Para aproveitar todos os seus benefícios, o ideal é buscar folhas frescas e, se possível, orgânicas, garantindo maior concentração dos compostos ativos e menos exposição a agrotóxicos.”

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS