Canoas voltou a ter desfile de 7 de setembro. Em 2025, a Avenida Farroupilha, no bairro Marechal Rondon, foi o palco do evento cívico.
Milhares de pessoas acompanharam o desfile de todas as escolas da rede municipal de ensino e oito escolas privadas. Além disso, a skatista canoense, Maria Lúcia Rocha de Campos de 15 anos, também participou do desfile. Ela conduziu o fogo simbólico.
LEIA MAIS:
- Corpo em mala na rodoviária de Porto Alegre: Saiba quem é o publicitário preso
- Três pessoas morrem em acidente entre dois carros em rodovia
- Mais uma perna humana é localizada por pescadores em Porto Alegre
“Hoje é um dia muito especial para Canoas. Ver nossas crianças e jovens ocupando novamente as ruas com civismo e alegria é um símbolo de reconstrução e esperança para a nossa cidade”, afirma o prefeito Airton Souza, que acompanhou o desfile.
Desfile de 7 de setembro reúne milhares de pessoas em Canoas: lembranças da enchente
A abertura do desfile cívico ficou por conta de alunos, professores e representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Thiago Würth. Ao longo da avenida, eles utilizaram um barco para recordar à enchente que atingiu a instituição e o bairro Mathias Velho em maio de 2024. Na embarcação, estavam pessoas e animais que se abrigaram na escola no inicio da inundação e precisaram ser resgatados de barco.
“Para mim é um orgulho estar aqui hoje, a gente precisava disso. Eu acho muito importante para as crianças, saber a nossa história e cultura, principalmente o 7 de setembro, que é uma data histórica para nós. E eu estou com o coração cheio de orgulho”, contou Adriano Lerina, pai do Cássio, uma das crianças participantes do desfile.