O Bolsa Família com pagamento antecipado estará disponível neste mês de setembro para famílias de municípios em situação de emergência, permitindo que beneficiários realizem o saque no primeiro dia do calendário, sem precisar esperar a data do NIS.
No Rio Grande do Sul, o destaque é Uruguaiana, que entra na lista de cidades contempladas com a antecipação. Além dela, o governo autorizou a medida para municípios em Pernambuco (Primavera), Maranhão (São Bento) e Minas Gerais (Passa Quatro).
A antecipação ocorre após a homologação de situação de emergência em municípios que enfrentam enchentes, alagamentos e outros desastres naturais. A medida tem caráter excepcional e visa oferecer alívio imediato às famílias em regiões afetadas.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o saque antecipado permitirá que todos os beneficiários desses municípios retirem o valor no dia 17 de setembro, quarta-feira, o primeiro dia do calendário regular do Bolsa Família em setembro. Normalmente, os depósitos seguem o cronograma baseado no último dígito do NIS, mas a antecipação não exige essa divisão.
Bolsa Família tem pagamento antecipado neste mês: municípios contemplados nesta rodada de antecipação
- Rio Grande do Sul: Uruguaiana
- Pernambuco: Primavera
- Maranhão: São Bento
- Minas Gerais: Passa Quatro
Além disso, a medida abrange cidades de outros estados que tiveram reconhecida situação de emergência, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Entre os municípios, destacam-se Senador Elói de Souza e Tangará (RN), Pão de Açúcar (AL), Cotegipe, Manoel Vitorino e Pedro Alexandre (BA), Assaré (CE) e Cajazeirinhas, Coxixola e Sumé (PB).
LEIA MAIS:
- “Era tudo que eu tinha”: vítima relata drama após golpe de falso leilão na Operação Lance Final
- Curso gratuito ensina mulheres a montar e gerir seu próprio delivery em Canoas
- Morador de Canoas “acerta o gordo” no Trilegal; Veja quem é
Calendário regular do Bolsa Família em setembro de 2025
- NIS final 1: 17/09 (quarta-feira)
- NIS final 2: 18/09 (quinta-feira)
- NIS final 3: 19/09 (sexta-feira)
- NIS final 4: 22/09 (segunda-feira)
- NIS final 5: 23/09 (terça-feira)
- NIS final 6: 24/09 (quarta-feira)
- NIS final 7: 25/09 (quinta-feira)
- NIS final 8: 26/09 (sexta-feira)
- NIS final 9: 29/09 (segunda-feira)
- NIS final 0: 30/09 (terça-feira)
Para os municípios em emergência, todos os beneficiários poderão sacar no dia 17 de setembro, independentemente do NIS.
Importante: O programa passa por ajustes, com redução de beneficiários devido a revisões cadastrais. Desde janeiro de 2025, mais de 1,5 milhão de famílias foram retiradas da folha de pagamento.