O desejo de ingerir ou experimentar substâncias que não são alimentos é conhecido como síndrome de pica, um distúrbio raro que pode ter causas psicológicas ou fisiológicas. Foi o que aconteceu com uma mulher de 36 anos de Michigan, nos Estados Unidos, que relatava sentir atração pelo cheiro e pela textura do alvejante em pó.
Ela contou aos médicos que realizava um “ritual” com o produto: passava os dedos no pó, levava à boca, fazia bochechos e cuspia, duas a três vezes por dia.
Internação revelou causa: anemia perniciosa
A paciente foi levada ao pronto-socorro com falta de ar intensa, dor abdominal e fadiga. Exames de sangue apontaram que ela tinha níveis extremamente baixos de vitamina B12, o que indicou anemia perniciosa, uma condição autoimune em que o corpo não consegue absorver a vitamina necessária para produzir glóbulos vermelhos.
Além de receber oxigênio, ela precisou de múltiplas transfusões de sangue.
Deficiência de B12 pode afetar comportamento
Os médicos explicaram que a falta de vitamina B12 por longos períodos pode causar não apenas sintomas físicos, mas também alterações cognitivas e comportamentais — incluindo compulsões incomuns como a síndrome de pica.
O caso foi relatado na revista Case Reports in Psychiatry, no fim de agosto, por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Wayne.
Tratamento e incerteza sobre evolução
Após estabilização do quadro, a paciente recebeu suplementos de vitamina B12 e medicamentos para reduzir a acidez do estômago. Segundo os médicos, o tratamento deve ser contínuo por toda a vida para prevenir novos episódios de anemia e problemas neurológicos.
Ela não retornou ao hospital para acompanhamento, então os pesquisadores não sabem se a compulsão pelo alvejante desapareceu.
LEIA MAIS: