O estudante de medicina Matías Roitberg, de 25 anos, passou por uma situação inusitada no Sistema Único de Saúde (SUS) onde foi declarado morto por engano. Argentino que vive no Brasil há mais de 10 anos, ele cursa medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e só descobriu o erro ao tentar atualizar sua carteira de vacinação.
Na quinta-feira (4), Matías foi ao Centro de Ciências da Saúde, para buscar sua carteira de vacinação. O documento havia sido deixado lá para ser registrado no Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
LEIA MAIS:
- Burger King lança milk-shake com whey protein
- Mulher morre após procedimento estético em clínica
- Mais de 700 quilos de alimentos impróprios para consumo são apreendidos
Segundo ele, o funcionário responsável encontrou sua carteira e comentou:
— “Ah, é você que morreu, né?”
Foi nesse momento que Matías soube que, oficialmente para o SUS, ele havia “falecido” em 2 de outubro de 2023.
Dados alterados e suspeita de fraude
Preocupado, o estudante procurou a Clínica da Família Rocha Maia, em Botafogo, para entender o problema. Lá descobriu que seus dados pessoais haviam sido alterados, inclusive o nome do pai, que constava no sistema como “Slenderman” em vez de Alejandro.
Estudante de medicina descobre estar morto para o SUS: A alteração irregular no sistema ocorreu no município de Ataléia, em Minas Gerais
Apesar do susto, ele conseguiu confirmar online que seguia ativo na Receita Federal. “Senão eu ia perder minha vaga na faculdade, meu apartamento, minha bolsa de pesquisa…”, relatou ao portal G1.
Na sexta-feira (5), o estudante conseguiu corrigir o cadastro na Clínica da Família do Flamengo, onde voltou a “existir” oficialmente no SUS. “Desde então é o meu novo aniversário!”, brincou.
Segundo ele, a alteração irregular no sistema ocorreu no município de Ataléia, em Minas Gerais, local onde nunca esteve. Até agora, não há explicação sobre como ou por que o erro aconteceu.
“Foi bizarro, mas agora está tudo certo. Só espero que não me matem de novo”, disse, em tom bem-humorado.