18.6 C
Canoas
12 de setembro de 2025

Governo cria carteira nacional docente para professores conseguirem benefícios

MEC anuncia a Carteira Nacional Docente para professores da rede pública e privada. Saiba como funcionará o novo documento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, sancionou na última quinta-feira (11) a Lei nº 15.202, que institui a Carteira Nacional Docente (CNDB). O documento será emitido pelo MEC e terá validade em todo o território nacional, atendendo professores da educação básica e superior, tanto das redes pública quanto privada.

A Carteira Nacional Docente do MEC ainda depende de regulamentação por decreto e portaria, mas já nasce com objetivos claros: identificar profissionais da educação, promover sua valorização e reconhecimento, além de facilitar o acesso a prerrogativas da profissão, como softwares educacionais, descontos em eventos culturais e hospedagem em hotéis.

Para Lula, a criação da CNDB representa um marco histórico. “Educação tem que ser, definitivamente, a coisa mais importante que um chefe de Estado precisa dedicar ao seu povo. É através dela que construiremos a cara e a soberania desta nação”, afirmou.

O ministro Camilo Santana reforçou que a Carteira Nacional Docente do MEC é fundamental para valorizar quem forma todas as outras profissões. Segundo ele, além da identificação profissional, o documento garantirá benefícios e acesso a programas voltados ao magistério.

Detalhes da Carteira Nacional Docente

A CNDB reunirá informações pessoais e profissionais, como:

  • Nome, CPF, filiação e residência;
  • Data de nascimento;
  • Instituição de ensino à qual o docente está vinculado;
  • Foto no formato 3×4.

O documento será emitido pelo MEC em versões digital e física. Estados, municípios e o Distrito Federal deverão fornecer os dados necessários para manter a base de informações atualizada.

Mais Professores para o Brasil

A criação da Carteira Nacional Docente integra o programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025. O programa tem como meta atender cerca de 2,3 milhões de professores, promovendo ações como:

  • Pé-de-Meia Licenciaturas;
  • Bolsa Mais Professores;
  • Prova Nacional Docente;
  • Portal de Formação;
  • Iniciativas em parceria com bancos públicos e ministérios.

LEIA MAIS:

Segundo o governo federal, o objetivo é fortalecer a formação, incentivar a carreira docente e valorizar os profissionais da educação em todo o país.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS