21.1 C
Canoas
13 de setembro de 2025

Entenda por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras

Estudo revela que substâncias naturais da pele podem atrair mais mosquitos — e o motivo pode estar no seu cheiro corporal

Aquela sensação de estar sendo o alvo preferido dos mosquitos em uma roda de amigos tem explicação científica. Um estudo liderado por pesquisadores internacionais mostrou que o odor corporal de cada pessoa influencia diretamente a atração dos mosquitos.

Durante a pesquisa, os cientistas simularam um ambiente onde mosquitos pudessem “escolher” entre diferentes cheiros humanos. Eles descobriram que os insetos são fortemente atraídos por certos compostos produzidos naturalmente pela pele.

O que atrai os mosquitos?

O principal atrativo identificado foi o ácido butírico, um tipo de ácido carboxílico também presente em queijos de cheiro forte. Ele é produzido pelas bactérias que vivem na pele humana. Mesmo sem cheiro perceptível ao nariz humano, esse composto funciona como um verdadeiro imã para os mosquitos.

Segundo os especialistas, quanto mais desses ácidos sua pele libera, maior a chance de você atrair os mosquitos.

LEIA MAIS:

O que pode repelir?

Além dos atrativos, os cientistas também notaram que algumas substâncias podem afastar os mosquitos. Um exemplo é o eucaliptol, presente em óleos essenciais e algumas plantas. Um dos participantes que apresentou essa substância no odor corporal foi menos picado, o que sugere que a alimentação ou o uso de cosméticos com esse composto pode ajudar a manter os insetos afastados.

O que essa descoberta muda?

Os pesquisadores acreditam que, com base nessas descobertas, será possível desenvolver repelentes mais eficazes e até armadilhas químicas personalizadas que imitem os odores mais atrativos.

Resumo prático:

  • Algumas pessoas atraem mais mosquitos por causa do odor natural da pele;
  • A presença de ácido butírico, produzido por bactérias, é um fator chave;
  • Compostos como eucaliptol podem atuar como repelentes naturais;
  • A alimentação e o uso de produtos corporais podem influenciar essa química.

Se você é o “preferido” dos mosquitos, tente usar repelentes com óleos essenciais de eucalipto, citronela ou lavanda — e fique atento aos alimentos e cosméticos que influenciam seu cheiro natural.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS