Na última quarta-feira (16), o município de Canoas (RS) recebeu três novas estações meteorológicas, ampliando para 18 o número total de equipamentos em funcionamento. Os novos dispositivos foram instalados nos bairros Olaria, São Luís e Fátima, reforçando a cobertura de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.
Com a expansão da rede, a Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática passa a contar com dados ainda mais precisos para a prevenção, mitigação e resposta a eventos climáticos extremos, como chuvas fortes, alagamentos e temporais.
Três novas estações meteorológicas são instaladas em Canoas: Será um avanço importante na política de enfrentamento às mudanças climáticas
O sistema permite a coleta de informações em tempo real, aumentando a segurança da população e qualificando o planejamento de ações emergenciais.
Segundo o prefeito Airton Souza, os novos equipamentos representam um avanço importante na política de enfrentamento às mudanças climáticas:
“As três novas estações vão qualificar ainda mais nossas ações de orientação e prevenção. Com base em dados técnicos confiáveis, poderemos alertar a população com mais precisão em casos de necessidade.”
O secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, também destacou a relevância da ampliação:
“O monitoramento meteorológico é fundamental para anteciparmos cenários de risco e atuarmos de forma rápida e eficiente. Essas novas estações fortalecem nossa capacidade de resposta e planejamento.”
As estações meteorológicas fazem parte do sistema integrado de monitoramento climático de Canoas, que passa por constantes atualizações para enfrentar os desafios das mudanças climáticas com tecnologia, eficiência e responsabilidade.