A partir desta sexta-feira (19), o Rio Grande do Sul enfrenta tempo instável e risco de temporais em todas as regiões. Segundo a Climatempo e a Defesa Civil estadual, a combinação de áreas de baixa pressão, frentes frias e a formação de um ciclone extratropical no oceano vai provocar chuva forte, ventos intensos e possibilidade de granizo entre sexta e domingo (21).
As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento, principalmente na metade Sul. A Defesa Civil alerta para temporais isolados no Oeste, Campanha e Costa Doce, com risco de granizo e rajadas de vento que podem atingir 90 km/h.
LEIA MAIS:
- Rio Grande do Sul: pais são presos suspeitos de espancar filho de dois meses, que está em estado graver
- Procon Canoas fiscaliza Corsan após reclamações
- Tradicional empresa gaúcha de calçados anuncia falência
Os volumes de chuva devem variar entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões. Na Serra Gaúcha, a previsão é de pancadas moderadas. Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas, com sensação de abafamento em todo o estado.
Mesmo com o afastamento da frente fria para alto-mar, novas áreas de instabilidade mantêm o tempo chuvoso no sábado. As pancadas começam pela manhã no Oeste e Campanha, avançando para as demais regiões durante a tarde.
O destaque será a formação de um ciclone extratropical no oceano, que deve intensificar os ventos, podendo ultrapassar 100 km/h em áreas da metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, Centro, Missões e Noroeste.
Ainda há risco de chuva forte, raios e granizo, com acumulados entre 15 e 60 mm/dia, podendo chegar a 75 mm/dia em pontos da Campanha e Oeste.
A madrugada de domingo será marcada pelo avanço de uma frente fria, que traz rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, podendo superar 100 km/h em algumas regiões. A chuva intensa atinge praticamente todo o estado, com risco de granizo severo no Oeste, Noroeste, Missões, Centro e Norte.
Ao longo do dia, a instabilidade continua na metade Norte, com acumulados de até 90 mm/dia no Noroeste, Norte e Serra. As temperaturas começam a cair com o avanço da massa de ar frio.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada durante os próximos dias:
Evitar áreas alagadas e pontos de enxurrada;
Reforçar telhados e estruturas vulneráveis ao vento;
Manter-se informado por canais oficiais de meteorologia e alertas da Defesa Civil.
O cenário climático reforça a necessidade de alerta em todo o estado, especialmente devido ao impacto dos ventos extremos e da chuva volumosa previstos até domingo.