23.1 C
Canoas
19 de setembro de 2025

Fazer a nova carteira de identidade pode te proteger de golpes

Estudo aponta que quem optar por fazer a nova carteira de identidade (CIN) terá um documento até 10 vezes mais seguro

Quem precisa fazer a nova carteira de identidade agora tem mais um motivo para trocar o documento: a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o CPF como número único de identificação, foi considerada o documento oficial mais seguro contra fraudes no Brasil.

O levantamento, divulgado pela Serasa Experian nesta terça-feira (16), no Dia Nacional da Identidade, analisou 30 milhões de transações financeiras entre janeiro e agosto de 2025. O estudo revelou que 86,9% das validações feitas com a CIN não apresentaram risco de fraude, desempenho superior ao de outros documentos.

Vantagens de fazer a nova carteira de identidade

De acordo com a pesquisa, a CIN é até 10 vezes mais segura que o RG tradicional, além de ser cinco vezes mais confiável que a CNH e quatro vezes mais segura que o DNI.

A segurança do documento se deve a recursos como QR Code, zona de leitura automática (MRZ) e integração em uma base nacional unificada, o que impede a emissão de múltiplos documentos para o mesmo CPF. Outro diferencial é a exigência de atualização periódica conforme a faixa etária, o que evita o uso de versões desatualizadas.

LEIA MAIS:

Tentativas de fraude

Entre os casos de risco identificados, os principais estão ligados a falhas na verificação facial (41,1%) e a inconsistências cadastrais (36,3%). Também foram registrados golpes envolvendo uso de capturas de tela de documentos e biometria incompatível.

Quando será obrigatória a nova carteira de identidade

A substituição total do RG pela CIN está prevista para 2032. Até lá, os dois documentos seguirão coexistindo, mas especialistas afirmam que a tendência é que a nova versão se torne rapidamente o padrão por oferecer mais segurança, praticidade e padronização nacional.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS