Um estudo realizado em 2023 pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, em parceria com o portal My 1st Years, revelou quais são os nomes masculinos considerados mais bonitos do ponto de vista sonoro. A pesquisa utilizou como base nomes populares nos Estados Unidos.
Estudo revela quais são os nomes masculinos mais marcantes do mundo: Critérios analisados
Segundo o linguista Bodo Winter, responsável pelo levantamento, fatores como a combinação de consoantes e vogais, a fluidez da pronúncia e a origem etimológica foram determinantes para definir os nomes mais atraentes sonoramente.
LEIA MAIS:
- Cerveja proteica é lançada no Brasil e já supera o Whey Protein em proteínas
- Revolução Farroupilha: por que gaúchos comemoram uma guerra perdida?
- “Bobbie Goods”: entenda o fenômeno que conquistou o Brasil
Matthew lidera a lista
O nome Matthew (equivalente a Mateus, em português) conquistou o primeiro lugar como o nome masculino de sonoridade mais agradável. Além dele, outros nomes bastante populares também se destacaram no ranking.
Top 10 nomes masculinos mais bonitos
Confira a lista completa divulgada pelo estudo:
Matthew (Mateus)
Julian (Júlio)
William (Guilherme)
Isaiah (Isaías)
Leo
Levi
Joseph (José)
Theo (Teodoro)
Isaac (Isaque)
Samuel
Prestígio e popularidade
De acordo com a pesquisa, esses nomes não se destacam apenas pela sonoridade, mas também pelo prestígio cultural e histórico, sendo comuns em diferentes áreas, como no mundo dos negócios e na vida pública.
O levantamento reforça como a escolha de um nome pode estar associada não apenas à identidade, mas também à forma como ele soa aos ouvidos das pessoas.
No topo, o nome “Robert” aparece nada menos que 21 vezes entre os líderes das 500 maiores empresas. Trata-se de uma variação germânica de “Hrodebert”, que se popularizou especialmente entre famílias tradicionais dos EUA.
Na sequência, o nome “Michael” surge com 19 menções. De origem hebraica, significa “aquele que é semelhante a Deus”, e historicamente é associado a liderança e força.