O judoca de Canoas, Arthur Bonato, conquistou medalha de ouro na categoria até 50kg no último domingo (15). O atleta de 15 anos participou dos Jogos da Juventude, em Brasília.
Na primeira rodada, Bonato superou Kristofer Lemos, do Amapá, por Ippon. Logo após, ele passou pelo atleta de Roraima, Edson de Almeida.
LEIA MAIS:
- Escolas de Porto Alegre registram surtos de síndrome mão-pé-boca
- CNU 2025: Governo divulga locais de prova; Saiba mais
- Como ganhar massa muscular rápido com treinos simples em casa ou na academia
Nas quartas de final, novamente, o canoense venceu por ippon diante do pernambucano Brandom Santana. A disputa que garantiu vaga na decisão foi contra Kauã Yonaha, do Mato Grosso do Sul.
Por fim, a medalha de ouro veio após uma vitória sobre o paulista Gabriel Leme.
Após enchente, medalha de ouro é comemoração para judoca de Canoas
Há menos de um mês, Bonato foi vice-campeão mundial sub-15. A confiança do judoca canoense não vem apenas dos desafios superados nos tatames.
Há pouco mais de um ano, o jovem foi um dos milhares de moradores de Canoas atingidos pela enchente. Na iminência de perder tudo, ele não pensou duas vezes e salvou seus judogis e medalhas.
“Na hora que o prefeito falou para evacuar a cidade, a primeira coisa que eu pensei foi pegar o que tinha de mais importante para mim: os meus judogis e as minhas medalhas. Porque ali estava escrita toda a minha história no judô e eu não queria deixá-la para trás”, explica Bonato.
Com a vitória em Brasília, Bonato comemora e se emociona ao levar o Rio Grande do Sul ao topo de uma competição nacional após as enchentes.
“É uma sensação muito gratificante levar essa medalha ao meu estado, porque todo mundo me apoia, assim, todo mundo gosta de mim, torce por mim. Eu queria agradecer a Deus, primeiramente, à minha família, aos meus treinadores. Sem eles, nada disso seria possível. Muito obrigado de coração”, diz Bonato.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE CANOAS: Prefeitura divulga lista de crianças contempladas com vagas em creches