A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, nesta terça-feira (23), uma fiscalização em mercados de Colorado (RS). Todos os quatro estabelecimentos vistoriados foram autuados após a apreensão de 983 kg de alimentos impróprios para consumo.
Alimentos apreendidos
Segundo o relatório da operação, a maior parte dos itens recolhidos era de produtos sem procedência. Também foram encontrados:
LEIA MAIS:
- Carrefour faz liquidação para limpar estoque de supermercado no Rio Grande do Sul
- Mulher mata mãe após discussão por causa de festa de 15 anos da filha
- Caderno revela quase 500 animais eutanasiados em apenas sete meses
Produtos coloniais de origem não comprovada, alcool de uso restrito em assistência à saúde, produtos de venda proibida em mercados, como veneno para insetos, medicamentos e fumo, alimentos com validade vencida, produtos em armazenamento inadequado.
Fiscalização apreende quase 1 tonelada de alimentos impróprios para consumo: A operação tem como foco garantir a segurança alimentar da população
A fiscalização contou com a presença de diversos órgãos de controle e segurança, incluindo:
Ministério Público do RS (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), Vigilância Sanitária Municipal de Colorado, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM)
Estiveram presentes ainda o procurador de Justiça André Ricardo Colpo Marchesan e os promotores Alcindo Luz Bastos da Silva Filho (Defesa do Consumidor de Porto Alegre) e Marisaura Inês Raber Fior (Tapera).
Objetivo da fiscalização
De acordo com os órgãos participantes, a operação tem como foco garantir a segurança alimentar da população, combatendo a venda de produtos clandestinos, vencidos ou em condições inadequadas de armazenamento.