15 C
Canoas
25 de setembro de 2025

Canoas terá sistema de monitoramento de áreas de risco

Com a criação do sistema, a população de Canoas terá acesso a informações sobre áreas de risco

Os vereadores de Canoas aprovaram, de forma unânime, a criação de um sistema de monitoramento em áreas de risco Canoas de enchentes. A proposta determina a instalação de câmeras nas casas de bombas, nas beiras de rios e arroios, além de inspeções técnicas nesses locais.

O projeto de lei que prevê a instalação do sistema é de autoria do vereador Eric Douglas (União). A iniciativa surge como resposta à enchente de 2024, que alagou quase dois terços da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas.

LEIA MAIS:

“Quem viveu, sabe o que aconteceu, a gente quase teve outra enchente meses atrás e os próprios moradores instalaram uma câmera com recursos próprios, e funcionou. A partir disso, conversamos com o Executivo, apresentamos a ideia e agora ela se concretiza com este projeto que é do povo, não meu”, afirma o vereador, que também preside a Câmara.

Canoas terá sistema de monitoramento de áreas de risco: como funcionará o sistema?

De acordo com o projeto aprovado, o sistema deverá contar com sensores, equipamentos de coleta e transmissão de dados. As informações deverão ser publicadas no site da prefeitura em tempo real.

Além da instalação de câmeras, os locais deverão passar por inspeções técnicas a cada dois meses. As equipes vão avaliar o nível de assoreamento, poluição e erosão dos rios.

De acordo com o parlamentar, a criação do sistema se justifica com a mudança do comportamento das chuvas, com registros de até 300mm de precipitação em um único mês.

“Essa é uma realidade que veio para ficar. Precisamos evitar novas tragédias“, pontua o vereador.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS