18.3 C
Canoas
30 de setembro de 2025

Delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Canoas recebe titulo de cidadão canoense

O delegado recebeu a homenagem em solenidade na Câmara de Vereadores de Canoas

O delegado Maurício Barison, titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), ganhou o titulo de cidadão canoense. A honraria foi entregue pela Câmara de Vereadores de Canoas na noite desta terça-feira (30).

A homenagem foi proposta pelo vereador Juares Hoy (Progressistas). O parlamentar ressaltou a importância do trabalho do delegado no combate à violência contra crianças e adolescentes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CANOAS:

“A polícia tem vários métodos de investigações. Todos os crimes tem o seu estilo e na minha opinião, por incrível que pareça, o mais difícil é o combate a violência e o abuso sexual de crianças”, pontua o parlamentar ao ressaltar que, em sua grande maioria, a prática criminosa ocorre “dentro da própria estrutura familiar”.

“O senhor está fazendo um trabalho exemplar. Por isso, esse grande reconhecimento da cidade de Canoas”, ressalta Hoy.

Delegado ressalta trabalho e recorda sua história com Canoas

Em seu discurso de agradecimento, Barison comentou a rotina a frente da delegacia, sua história com Canoas e recordou os resgates da enchente de 2024.

“Aqui, a gente vê muitos momentos felizes da DPCA Canoas, mas essa não é a regra. O sucesso da DPCA Canoas não é a partir desses momentos felizes, mas sim das dores das vítimas. Nós não deixamos essa dor somente com elas, a gente também se apropria, toma posse dessa dor e divide e sofre com elas e lutamos por elas. Minha história aqui em Canoas é marcada por alegrias, dores e sofrimentos. Aqui próximo, perto da Fundação Cultural, tem uma escultura denominada ‘origem em que é um homem em cima de uma tora de madeira esculpindo uma canoa. A minha dor que eu compartilho com os senhores da cidade de Canoas é desse simbolismo. Porque eu vivi, eu vi a enchente. Nós passamos horas e horas molhados no viaduto da Mathias e eu vi do que o povo de Canoas é capaz, de se apropriar da dor do outro”, comenta Barison.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS