A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta quarta-feira (1°) mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026. No próximo ano, o Campeonato Brasileiro (Brasileirão) vai começar em janeiro.
Porém, a mudança do Brasileirão não é a única. A CBF também diminuiu o número de datas dos campeonatos estaduais de 16 para 11, já que o Campeonato Brasileiro começará durante a disputa local.
LEIA MAIS:
- Inter x Corinthians: horário, trânsito e transporte em Porto Alegre
- Grêmio x Santos: tudo o que você precisa saber antes de assistir
- Anderson, ex-jogador de Grêmio, Inter e Seleção Brasileira tem prisão decretada
Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou um novo formato da Copa do Brasil. Em 2026, a competição terá mais times. Os maiores clubes, por exemplo, vão entrar mais tarde. A final da Copa do Brasil terá jogo único.
Por fim, a CBF realizará uma reformulação nos campeonatos regionais, criará a Copa Sul-Sudeste e ampliará a Série D.
“2026 será um ano de transição, mas toda a caminhada precisa de um primeiro passo”, ressaltou o presidente da CBF, Samir Xaud, durante o evento.
O que motivou as mudanças da CBF para 2026 no Brasileirão e outras competições?
Conforme a CBF, as alterações vão diminuir o número de jogos por temporada dos principais times do país e incluir mais 82 equipes no calendário nacional. Atualmente, esses clubes participam apenas de disputas estaduais.
“Essas mudanças têm dois motivos principais: reduzir a carga de jogos dos times da elite do futebol brasileiro e ampliar a competição para equipes que passam meses inativas. É uma questão de justiça esportiva e equilíbrio. Ouvimos clubes, federações, representantes do mercado e colaboração de diversas áreas da CBF”, pontuou Xaud.
Veja quando começam as disputas em 2026
Com a mudança realizada pela CBF, o calendário do CBF Brasileirão 2026 ficou assim:
- Estaduais: 14/01 a 15/03
- Brasileirão 2026: 28/01 a 02/12
- Copa do Brasil: 18/02 a 06/12
- Regionais: 25/03 a 07/06