As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Niterói e Rio Branco em Canoas passarão por reformas nos próximos meses. A primeira unidade a iniciar as obras, já a partir da quarta-feria (1°), é a UPA Niterói. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (SMS), a intenção é modernizar os prédios e adequar espaços internos, além de melhorar o ambiente para pacientes e profissionais.
Durante as reformas, os atendimentos serão direcionados para outras UPAs da cidade (Boqueirão, Rio Branco – que passará por reformas nos próximos meses-, Liberty Dick Conter), que já estão preparadas para o aumento no fluxo de pacientes.
LEIA MAIS:
- Ministério da Saúde anuncia que Canoas vai receber novas UBSs
- Tempo: tem mais chuva vindo aí para os canoenses?
Reforma nas UPAs: Unidade Rio Branco
A próxima unidade a passar por obras será a UPA do bairro Rio Branco, que deve iniciar nos próximos meses (ainda não há data exata para o ínicio das reformas). A unidade Rio Branco foi duramente atingida pela enchente de maio de 2024 e apesar da limpeza e das obras emergenciais realizadas após os estragos, a UPA precisa de uma manutenção detalhada para reparar todos os danos causados pela água.
“Esta obra vai ser realizada ao longo de 2026 e vamos entregar uma UPA Rio Branco nova e melhor para a população”, explica a secretária municipal da Saúde, Ana Boll”.
Boatos sobre o fechamento da UPA Niterói
Na manhã desta terça-feira (30) surgiram nas redes sociais e grupos de bairros de Canoas, boatos sobre o fechamento definitivo da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Niterói.
No entanto, a Secretaria de Saúde informou que o contrato emergencial do Município com a empresa que realiza a gestão da UPA Niterói e fornece as equipes que atuam no local se encerra nesta terça-feira (30). E que além disso, a empresa já está ciente do encerramento. A reforma da unidade foi planejada para ter início no fim do contrato com a prestadora de serviço.