22.9 C
Canoas
03 de outubro de 2025

Inep divulga cartilha do participante Enem 2025: confira como será a redação

Inep libera a cartilha do participante Enem 2025 com orientações sobre a redação. Confira regras e critérios de correção

A nova edição da cartilha do participante Enem 2025 Inep já está disponível para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O material, intitulado “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, é considerado essencial para quem vai realizar o exame e quer alcançar uma boa nota na redação.

Além de explicar em detalhes a Matriz de Referência da prova, a cartilha traz exemplos comentados de redações que receberam nota máxima no Enem 2024, permitindo que os candidatos compreendam melhor os critérios de correção e saibam o que esperar no dia da prova.

CLIQUE AQUI E ACESSE A CARTILHA DO PARTICIPANTE

Como será a redação do Enem 2025

No exame deste ano, os participantes terão de produzir um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema apresentada na proposta e dos textos motivadores. O objetivo é avaliar não apenas a escrita, mas também a capacidade de reflexão crítica e de argumentação do candidato.

Cada redação será corrigida por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências exigidas. A pontuação máxima pode chegar a 1000 pontos. O resultado final será a média aritmética das notas totais dadas pelos avaliadores.

Critérios que podem zerar a redação

A cartilha do Inep também alerta para os fatores que resultam em nota zero. Entre eles estão:

  • Fugir do tema proposto;
  • Produzir texto com até sete linhas;
  • Inserir trechos desconectados do tema de forma proposital;
  • Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Desrespeitar a seriedade do exame.

Competências avaliadas na redação

De acordo com a cartilha do participante Enem 2025 Inep, os avaliadores analisarão:

  1. Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Capacidade de organizar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  3. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  4. Proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Enem como porta de entrada para o ensino superior

Com mais de duas décadas de existência, o Enem se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Além disso, diversas instituições públicas e privadas utilizam o exame como critério de seleção, seja de forma única ou complementar.

LEIA MAIS:

Outro destaque é que os resultados individuais do Enem também podem ser usados em processos seletivos de universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep, permitindo que brasileiros ingressem em cursos superiores em Portugal utilizando apenas sua nota no exame.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS