No último final de semana mais de 100 animais foram encontrados mortos nas margens de uma estrada em Nova Santa Rita. O crime ambiental registrado no último sábado (6) assustou a comunidade.
Os animais foram encontrados mortos por moradores na rua Che Guevara. Conforme relatos, os restos mortais estavam em sacolas na beira da via e também boiando em um córrego próximo a barragem municipal.
LEIA MAIS:
- Temporal no Rio Grande do Sul causa estragos e bloqueios em várias cidades
- Motorista tentou fugir para não ser preso após acidente na BR-116 em Canoas
- Paradas de ônibus tem mudanças em Canoas
Mais de 130 animais foram encontrados mortos, diz Prefeitura de Nova Santa Rita
Conforme a Prefeitura de Nova Santa Rita, no local, foram encontrados cinco corpos inteiros de bodes, mais de 30 vísceras possívelmente pertecentes a bodes e cerca de 100 carcaças de galinhas. Além disso, havia diversas sacolas com patas e vísceras de animais.
Conforme estimativa da prefeitura, estima-se o descarte irregular de mais de 135 animais. No local, também foram localizados objetos e materiais de possível cunho religioso.
Os animais foram recolhidos pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que fizeram o descarte correto. A prefeitura ainda forma que a ação evitou a contaminação do solo e da água, já que sacolas com os restos mortais estavam na água próximos a barragem municipal.
“A Prefeitura reforça que repudia qualquer forma de descarte irregular e informa que as câmeras de videomonitoramento estão sendo analisadas para identificar os responsáveis, que serão devidamente responsabilizados conforme a legislação ambiental”, diz a prefeitura em nota.
Leia a nota da prefeitura na íntegra
“A Prefeitura de Nova Santa Rita informa que, na manhã deste sábado (4), equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram acionadas para atender uma grave ocorrência de descarte irregular de corpos de animais em dois pontos do município, sendo um deles nas proximidades da barragem municipal.
No local, foram encontrados cinco corpos inteiros de bodes, mais de 30 vísceras possivelmente pertencentes a bodes e cerca de 100 carcaças de galinhas, além de diversas sacolas contendo patas e vísceras. Somando todos os animais, estima-se o descarte de mais de 135 animais. Também foram localizados objetos e materiais de possível cunho religioso, que estão sendo avaliados pelas autoridades competentes.
As equipes do Meio Ambiente realizaram imediatamente o recolhimento e a destinação ambientalmente correta de todos os resíduos encontrados, evitando contaminação do solo e da água.
A Prefeitura reforça que repudia qualquer forma de descarte irregular e informa que as câmeras de videomonitoramento estão sendo analisadas para identificar os responsáveis, que serão devidamente responsabilizados conforme a legislação ambiental.
Reiteramos nosso respeito a todas as religiões e manifestações culturais, mas destacamos que o descarte de resíduos de qualquer natureza deve seguir as normas ambientais e sanitárias vigentes, preservando a saúde pública, o meio ambiente e o bem-estar da população.”