22.4 C
Canoas
10 de outubro de 2025

Canoas: Prefeitura elabora plano para atrair empresas e gerar mais emprego

Plano foca na desburocratização, qualificação profissional, inovação e fortalecimento do comércio local

Em parceria com o Governo do Estado, a InvestRS e a Famurs, a Prefeitura de Canoas iniciou na última semana a construção do Plano Municipal de Atração de Investimentos, uma estratégia pensada especialmente para valorizar as potencialidades locais e transformar a cidade em um ambiente mais competitivo, inovador e acolhedor para quem deseja investir.

A iniciativa faz parte do Programa Desenvolve Município, promovido pela InvestRS, que reúne capacitação, mentorias e trocas entre municípios gaúchos, com o objetivo de fortalecer a capacidade local de atrair e manter investimentos. Canoas integra esse movimento e, ao longo de dez semanas, está construindo um plano sob medida para a realidade do município.

Dez semanas para transformar diagnóstico em estratégia

A jornada tem ínicio com um diagnóstico territorial profundo, identificando as principais vocações econômicas, âncoras empresariais, recursos disponíveis e lacunas de mercado que podem representar oportunidades.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), a fase atual foca no mapeamento da infraestrutura local, potencialidades produtivas, cadeias de fornecedores e oferta de mão de obra.

Empreendedor local também é prioridade

Apesar de o nome “atração de investimentos” muitas vezes remeter à chegada de grandes indústrias ou empresas de fora, o Plano tem um compromisso claro com os empreendedores locais.

“Todo o plano considera quem já está aqui. Às vezes, investir é fortalecer o comércio, os serviços locais. Um exemplo é a reestruturação do Canoas Shopping, que está se transformando em um polo de serviços. Isso também é atração de investimento”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten.

Essa visão integrada permitirá que a cidade identifique empresas locais que funcionam como “âncoras” — negócios que geram uma grande cadeia de fornecedores e parceiros. “A Refap é um exemplo. Muitas empresas estão aqui por causa dela. Enxergar esses ecossistemas é essencial para fortalecer quem já está e atrair novos parceiros”, completa.

Plano dividido em quatro dimensões estratégicas

Para tornar Canoas um ambiente verdadeiramente atrativo, o Plano atuará em quatro frentes principais:

1. Regulatória

Foca na simplificação de processos e marcos legais. A cidade já avançou com a nova Lei do Alvará, a integração à RedeSim e a revisão da lei de incentivos (Fundecan), atualizando regras que estavam vigentes desde 2011. Também está em andamento a Lei da Inovação, que deve ser aprovada ainda este ano.

2. Fiscal

Inclui análise e possíveis melhorias nas políticas de incentivos fiscais, como isenções de ISS, IPTU e ITBI, com base na lei já existente do Fundecan.

3. Territorial

Trabalha o uso estratégico do solo, infraestrutura e mobilidade. Um diálogo direto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o Gabinete do Prefeito visa atualizar o planejamento urbano da cidade.

4. Institucional

Foca na governança, articulação com agências de desenvolvimento, parcerias público-privadas e consórcios. Essa rede já está em construção e será ampliada com o Plano.

Ecossistema de inovação e um pacto local por desenvolvimento

Inovação será um dos pilares centrais do futuro de Canoas. A cidade já possui um ecossistema ativo envolvendo universidades, empresas e poder público. Agora, a proposta é criar um hub de inovação nos moldes do “Pacto Alegre”, referência no RS.

“Desenvolvimento econômico hoje não existe sem inovação. Queremos colocar isso no centro da estratégia. Um plano complementar voltado à inovação está sendo desenhado para atuar junto ao plano de investimentos”, afirma a secretária.

InvestCanoas: o portal do futuro investidor

Em dezembro, junto com o lançamento oficial do Plano, será apresentado o InvestCanoas, um portal digital com todos os dados relevantes para investidores. A plataforma será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Comunicação e promete oferecer informações práticas e estratégicas sobre o município, além de conectar oportunidades e projetos com potenciais investidores.

Implantação a partir de 2026: estrutura dedicada e metas claras

A partir de 2026, Canoas colocará o plano em prática com a criação de uma estrutura institucional dedicada à atração de investimentos, formalização de parcerias, definição de uma política municipal de incentivos e início da prospecção ativa de negócios.

O monitoramento do plano será feito com base em indicadores de esforço, impacto e resultados, garantindo transparência e adaptação contínua.

Cinco eixos de trabalho já em andamento

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico já atua, desde o início do ano, com uma agenda baseada em cinco eixos:

  1. Desburocratização
  2. Fortalecimento dos negócios locais
  3. Empregabilidade e qualificação
  4. Atração de investimentos
  5. Inovação

“A gente acredita que o emprego é o melhor programa social que pode ter e pessoas mais qualificadas conseguem melhor recolocação no mercado de trabalho. Isso gera um impacto muito positivo para o município, justamente porque elas acabam consumindo mais aqui, fortalecendo a nossa economia local”. Resume a secretária.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS