16.1 C
Canoas
07 de outubro de 2025

Djokovic faz mudança e pode encarar João Fonseca?

Após mudança inesperada, Djokovic, que lidera a lista do ATP de Atenas, pode ainda "bater de frente" com João Fonseca? Veja detalhes a seguir.

O tenista Novak Djokovic, dono de 24 títulos de Grand Slam, confirmou sua mudança para a Grécia e também a transferência do ATP 250 de Belgrado para Atenas, onde o torneio será disputado entre os dias 2 e 8 de novembro. O evento é dirigido por Djordje Djokovic, irmão do ex-número 1 do mundo.

A nova sede marca uma mudança significativa para o circuito e para o próprio Djokovic, que agora aparece como principal nome da competição. O brasileiro João Fonseca, 43º do ranking mundial, também está inscrito e pode enfrentar o sérvio caso confirme participação.

A mudança do astro para a Grécia foi oficializada em setembro, um mês após a confirmação da transferência do torneio. Atualmente na 5ª posição do ranking da ATP, Djokovic deve estrear o novo torneio como a principal atração do tênis europeu no fim da temporada.

Djokovic faz mudança e pode encarar João Fonseca? Entenda mudança

De acordo com o jornal britânico The Times, a mudança de Djokovic para a Grécia teria sido motivada por questões políticas. O sérvio teria sido alvo de críticas da mídia estatal da Sérvia após manifestar apoio ao movimento estudantil no país.

Em dezembro, Djokovic chegou a usar uma camisa com os dizeres “Estudantes são campeões” durante o Australian Open, reforçando sua posição pública em defesa dos jovens.

“Como alguém que acredita profundamente no poder dos jovens e no desejo deles por um futuro melhor, acredito que suas vozesdevem ser ouvidas”, declarou o tenista na época.

Contexto político na Sérvia

O apoio de Djokovic ao movimento estudantil aconteceu logo após um acidente em Novi Sad, em novembro de 2024, quando o teto da estação ferroviária desabou e deixou 16 mortos. O incidente foi associado à gestão do presidente Aleksandar Vucic, acusado de má administração e contratos irregulares na reforma da estação.

Desde então, manifestações têm tomado as ruas do país, e a posição pública do tenista ampliou o atrito entre ele e os veículos oficiais de comunicação da Sérvia.

LEIA MAIS:

Próximos passos de Djokovic

Com a nova residência e a estreia do ATP de Atenas, Djokovic demonstra estar focado em retomar o topo do ranking mundial e reforçar sua presença no circuito europeu. O torneio deve atrair grande atenção da mídia internacional, especialmente por marcar o início de uma nova fase pessoal e profissional do astro.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS