A Prefeitura de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, se manifestou nesta segunda-feira (06) sobre a morte da bebê Isabella do Nascimento da Silva, de apenas 1 ano e sete meses, ocorrida no sábado (04). Em nota oficial, a gestão municipal lamentou a perda e afirmou que todos os protocolos clínicos foram seguidos durante os atendimentos prestados pela Policlínica 24h, unidade citada pela família como responsável por negligência médica.
O caso levou o município a abrir uma sindicância interna, além de acionar o Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, com o objetivo de esclarecer os fatos com transparência e responsabilidade.
Esclarecimentos da Prefeitura
De acordo com a nota divulgada, a Secretaria Municipal de Saúde, junto ao prefeito e à direção da Policlínica, adotou imediatamente todas as medidas cabíveis para apurar a situação. A prefeitura afirma que a criança foi atendida conforme critérios clínicos, com a realização de exames laboratoriais e, posteriormente, de raio-x.
“A direção da Policlínica 24h reitera que seguiu todos os protocolos e realizou todos os esforços no atendimento da jovem Isabella, realizando um atendimento completo”, diz o comunicado.
Reunião com a família e mobilização
Na tarde de segunda-feira (6), o secretário municipal de Saúde, Brayam Freitas, se reuniu pessoalmente com Jair Antônio Rosa da Silva, pai da menina, para ouvir as reclamações da família. Na conversa, ele foi informado de que a criança teria sido levada à Policlínica em três ocasiões — quarta, quinta e sexta-feira — antes de ser transferida para unidades em Porto Alegre e Canoas.
A família afirma que Isabella não foi submetida a exames fundamentais nas primeiras visitas e que apenas na sexta-feira (03) foi diagnosticada com pneumonia, já em outro município. O pai alega que houve negligência por parte da Policlínica, tanto pela demora na realização de exames quanto pela forma como foi feita uma lavagem nasal, que, segundo ele, pode ter agravado o quadro da filha.
Apesar das acusações, a Prefeitura reforça que os atendimentos seguiram os critérios técnicos estabelecidos e que a apuração oficial dará as respostas necessárias à população e à família.
Nota oficial de pesar
Em nota pública, a Prefeitura lamentou profundamente a morte de Isabella e expressou solidariedade à família.”Neste momento de imensa tristeza, expressamos nossa solidariedade e nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos, unindo-nos à dor por essa perda irreparável”, diz o comunicado.
O documento também afirma que a apuração dos fatos será feita com agilidade e rigor, e que um posicionamento oficial será divulgado assim que a sindicância for concluída.
Próximos passos
A morte de Isabella segue sob investigação administrativa. Além da sindicância aberta pela gestão municipal, o caso está sendo analisado pelo Comitê de Mortalidade Materno-Infantil. A família informou que estuda acionar judicialmente os responsáveis, enquanto moradores da cidade se mobilizam em solidariedade, cobrando respostas e providências.
Confira na íntegra a Nota oficial de pesar e esclarecimento à sociedade da Prefeitura de Nova Santa Rita
A Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manifesta profundo pesar pelo falecimento da criança Isabella do Nascimento da Silva, ocorrido no último sábado.
Neste momento de imensa tristeza, expressamos nossa solidariedade e nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos, unindo-nos à dor por essa perda irreparável.
Desde o ocorrido, a Secretaria Municipal de Saúde, o Prefeito Municipal e a Direção da Policlínica 24h adotaram todas as medidas cabíveis para a imediata apuração dos fatos. Foi determinada a abertura de sindicância pelo Prefeito Municipal, além da solicitação de avaliação do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, a fim de esclarecer com total transparência as circunstâncias do caso.
Na tarde desta segunda-feira, o Secretário Municipal de Saúde reuniu-se pessoalmente com o pai da criança, reafirmando o compromisso da Prefeitura em garantir que todas as providências necessárias estão sendo tomadas para elucidar o ocorrido com celeridade e responsabilidade. Neste momento, o pai relatou que, após a primeira consulta da criança na Policlínica, na última quarta-feira (01), levaram ela novamente na quinta-feira (02) e que em ambos atendimentos não foram realizados exames de diagnóstico, sendo esses solicitados de acordo com critérios clínicos pelo profissional que realiza o atendimento. Na sexta-feira (03), levaram a menina no Hospital da Criança Santo Antônio e, após, na Clínica JJ. Mesmo assim, retornaram até a Policlínica na sexta-feira (03). Mesmo assim, retornaram até a Policlínica na sexta-feira (03).
A direção da Policlínica 24h reitera que seguiu todos os protocolos e realizou todos os esforços no atendimento da jovem Isabella, realizando um atendimento completo, com realização de exames laboratoriais e o devido exame de raio-X.
A Prefeitura destaca que tem atendido cerca de mil crianças por mês e reitera seu compromisso com a verdade, a responsabilidade e o respeito à vida, assegurando que o caso recebe toda a atenção e prioridade necessárias. Assim que concluída a apuração, será emitida uma resposta oficial à sociedade, em respeito à comunidade e aos princípios de transparência que norteiam a administração pública.