A Anvisa determinou na última segunda-feira (6) o recolhimento de 78 cosméticos irregulares vendidos no Brasil, abrangendo produtos para cabelo, pele e higiene bucal. A maior parte é produzida pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos.
Segundo a agência, os itens não possuem registro regular, apenas notificação, um procedimento mais simples e rápido, indicado para produtos de baixo risco, o que não se aplica a esses cosméticos.
Em nota, a Cosmoética afirmou que interrompeu voluntariamente a comercialização e iniciou adequação dos processos, além de comunicar distribuidores e parceiros.
“A empresa reforça seu compromisso com a segurança, conformidade regulatória e transparência em todas as operações”, declarou a fabricante.
Lista de produtos recolhidos pela Anvisa
Entre os cosméticos determinados para recolhimento estão produtos alisantes e progressivas, como:
- Realinhamento Térmico – Buran Profissional, MS Professional, Tarrare Profissional
- Intensive Liss Triviê (Botox Matizador)
- Organic Liss Extreme IS Profissional Hair
- Progressiva Santore, Megarepair Luna System, Glowme, Diversi Hair
- Selagens Perla Profissional, Extreme Blond Kalainne, Gold Ledebut
- Botox Matizador Kalainne, Rute Rezende e diversos outros
Outro produto envolvido é a Truss Máscara Capilar Selante Blond, da Vegan do Brasil, que também estava apenas notificado junto à Anvisa.
O que isso significa para os consumidores
A determinação da Anvisa é preventiva. Os produtos recolhidos não podem ser vendidos, e consumidores que adquirirem algum item da lista devem suspender o uso e procurar orientação.
LEIA MAIS:
- Saiba quando começa o pagamento do Bolsa Família em outubro
- Caixa Tem anuncia auxílio de R$ 4.500 para quem está “devendo na praça”
- Brasil registra 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol
A medida reforça a importância de verificar registro regular de cosméticos antes da compra e evita riscos à saúde causados por itens não avaliados adequadamente.