Uma das mais famosas redes de supermercado de Pernambuco fechou todas as filiais em 2025. Entidades ligadas ao setor, estimam até 500 demissões.
Fundada em 1966 no Recife, a rede Bompreço de supermercados passou pelos comandos do Walmart Brasil, Advent Investimentos e, desde 2022, o Carrefour comandava a rede.
LEIA MAIS:
- Saiba onde Zaffari abrirá loja em prédio do Carrefour
- Saiba o que acontecerá com prédio de loja da Cassol fechada na Região Metropolitana
- Fim do Saque Aniversário do FGTS? Veja o que propõe Governo Lula
Em 2024, o grupo francês decidiu vender todas as lojas de supermercado. A medida afetou as operações do Bompreço em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, além de filiais do supermercado Nacional que funcionavam no Rio Grande do Sul e no Paraná.
O processo de extinção da bandeira começou em 2024. Algumas unidades foram vendidas, outras transformadas em unidades do Carrefour, Atacadão e do clube de compras, Sam’s Club e outras que não houve sucessão.
Mas, por que o Carrefour decidiu fechar lojas de famoso supermercado de Pernambuco?
Conforme comunicado enviado ao mercado pelo grupo francês em outubro de 2024, a decisão de encerrar as operações de supermercado, levava em conta dois fatores: a estratégia de expansão prevista para os próximos anos e o baixo número de vendas.
De acordo com o Carrefour, o grupo quer concentrar os investimento nas lojas de hipermercado, nas lojas do Atacadão e no Sam’s Club.
Além disso, fontes do setor, destacam que o faturamento das lojas não chegava a 2% do faturamento do grupo no setor.
Mas, o que aconteceu com as lojas do Bompreço?
As últimas filiais do Bompreço que fechadas pelo Carrefour seguem com os prédios desocupados. Uma delas é a unidade dos Aflitos.
Entre janeiro e abril deste ano, o grupo francês fechou as 17 filiais do Bompreço espalhadas por Pernambuco, Alagoas e Bahia. As operações mobilizavam cerca de 500 funcionários. Conforme entidades ligadas ao setor, eles foram demitidos ou transferidos para outras unidades do grupo.