A Prefeitura de Nova Santa Rita anunciou, nesta terça-feira (8), a abertura de uma sindicância para apurar a morte da bebê Isabella do Nascimento da Silva, de 1 ano e 7 meses, ocorrida no último sábado (4). A família da criança acusa a Policlínica Municipal de negligência médica no atendimento.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Battistella afirmou estar consternado com o caso e expressou solidariedade à família. “Quando nós perdemos uma criança, nos toca profundamente. A dor é inimaginável”, disse.
Battistella informou que todas as providências cabíveis já foram tomadas. A Polícia Civil foi comunicada por meio de boletim de ocorrência, e o Ministério Público também foi acionado para acompanhar o caso. Além disso, uma sindicância interna foi instaurada para apurar os fatos. O prazo para a conclusão do relatório é de até 30 dias.
Sindicância deve ser entregue em 30 dias
“Determinamos a instauração de uma sindicância com profissionais capacitados do quadro do município para que, no máximo em 30 dias, nos entregue um relatório dizendo realmente os fatos que aconteceram. Queremos apenas a verdade e a transparência”, afirmou o prefeito.
Quanto ao possível afastamento de profissionais da saúde envolvidos no atendimento da criança, Battistella destacou que a decisão será técnica, baseada no parecer da comissão responsável pela sindicância. “Se houver caso de negligência, os responsáveis pagarão. Se não houve, nós vamos explicar para a sociedade, para a família, e vamos seguir adiante”, concluiu.
A Prefeitura reforçou que a apuração contará com a participação de órgãos de controle e fiscalização, e que a família será acompanhada durante todo o processo.