25.5 C
Canoas
09 de outubro de 2025

Dia das crianças deverá ser de ciclone extratropical; Veja áreas de risco

Ciclone extratropical deve se formar no feriado de Dia das Crianças, trazendo risco de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.

A formação de um ciclone extratropical no próximo domingo (12), feriado de Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, acendeu o alerta meteorológico em grande parte da região centro-sul do Brasil. O fenômeno deve provocar tempestades intensas, ventos fortes e até queda de granizo em vários estados.

De acordo com o portal Meteored, a área entre a costa do Uruguai e o extremo sul do Brasil é uma das mais propensas à formação de ciclones extratropicais, devido à combinação de ventos em altitude com o calor úmido da superfície. Essa interação gera quedas bruscas de pressão atmosférica que impulsionam a formação do sistema.

O ciclone extratropical será alimentado por um “rio atmosférico”, ou jato de baixos níveis, que transporta calor e umidade da Amazônia para o Sul do país. Essa corrente de ar potencializa a força das tempestades, resultando em chuvas volumosas e rajadas de vento acima de 80 km/h.

Dia das crianças deverá ser de ciclone extratropical: quando o tempo começará a mudar?

As instabilidades devem começar na madrugada de domingo (12) no oeste do Rio Grande do Sul, avançando rapidamente para o centro e norte do estado ao longo da manhã. O fenômeno também atingirá o oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do Sudoeste de Mato Grosso do Sul e do Baixo Pantanal.

O ciclone extratropical pode causar granizo, queda de árvores, destelhamentos e interrupções de energia. O litoral gaúcho também deve registrar mar agitado e ressaca, com risco para a navegação.

LEIA MAIS:

As autoridades recomendam que os moradores evitem atividades ao ar livre durante as tempestades e fiquem atentos às orientações da Defesa Civil de cada estado.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS