Um famoso antibiótico teve a venda proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (9). Conforme o órgão, o medicamento apresentou mudança de cor (entenda mais abaixo).
De acordo com publicação do Diário Oficial da União, a medida tem caráter preventivo e temporário. A ação tem o objetivo de proteger a saúde da população enquanto são realizados testes e análises complementares.
LEIA MAIS:
- Stok Center quer abrir mais atacados em Santa Catarina
- Empresa gaúcha abrirá hipermercado em prédio do Carrefour
- Saiba o que acontecerá com prédio de loja da Cassol fechada na Região Metropolitana
Famoso antibiótico tem venda proibida: saiba mais detalhes
Segundo a Anvisa, o antibiótico que teve a venda proibida é o Vancotrat de 500mg. O medicamento é indicado para o tratamento de infecções como pneumonia.
De acordo com o órgão, a proibição das vendas ocorre após a suspeita de desvio de qualidade após a diluição do medicamento. A solução apresentou tonalidade alaranjada, diferente do padrão descrito em bula.
A mudança de cor apareceu em um produto do lote 2518161 com validade até abril de 2027.
O produto é fabricado pela União Química Farmacêutica Nacional. A reportagem da Agência GBC tenta contato, mas ainda não obteve retorno.
Tenho esse medicamento em casa: o que fazer?
De acordo com orientação da Anvisa, profissionais de saúde e pacientes que possuam o lote citado suspendam o uso imediato e comuniquem o fato para a Vigilância Sanitária local.
Além disso, os medicamentos não devem ser utilizados, comercializados ou distribuídos enquanto a Anvisa realiza testes laboratoriais.