Cinco jovens gaúchos se preparam para, nos próximos dias, embarcarem rumo a Espanha. Participantes do programa Partiu Futuro Reconstrução, eles participarão de um intercâmbio entre os dias 20 e 28 de outubro em Barcelona e Valência.
Os selecionados são: Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas. O grupo levará para a Espanha histórias de resiliência dos participantes do programa que foram impactados pela enchente de 2024.
LEIA MAIS:
- Como economizar energia com geladeira velha? Oito dicas práticas para reduzir a conta de luz
- Única escola bilíngue de Canoas, EMEF Vitória transforma vida de alunos surdos
- Saiba o que acontecerá com prédio de loja da Cassol fechada na Região Metropolitana
Durante a viagem, o grupo compartilhará com os jovens espanhóis histórias de superação e o compromisso de sua geração com a reconstrução do Estado, promovendo o diálogo internacional sobre sustentabilidade e ação climática. A missão também busca estreitar laços com a experiência valenciana após a tragédia causada pelo fenômeno climático DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis, em português), que afetou a região espanhola.
O intercâmbio tem como objetivo articular apoio estratégico entre autoridades públicas, universidades, centros de pesquisa, organismos internacionais, sociedade civil e iniciativas de inovação social, fortalecendo a cooperação internacional na agenda de resiliência climática.
“Com o encerramento da primeira edição do programa, a Sedes celebra os resultados alcançados e o crescimento dos jovens ao longo dessa jornada transformadora. Ver nossos participantes cruzando fronteiras e levando o nome do Rio Grande do Sul ao mundo é motivo de grande orgulho e simboliza o fechamento de um ciclo de conquistas. Que essa experiência internacional inspire novos sonhos e traga aprendizados capazes de transformar vidas e comunidades”, destacou o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
Saiba como será a viagem dos jovens gaúchos para participar de intercâmbio na Espanha
Entre os dias 20 e 23 de outubro os jovens vão participar de atividades em Barcelona. Já em Valência, dos dias 24 a 28 de outubro, o grupo visitará aáreas afetadas pelo DANA e conhecerá o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, com foco em políticas públicas e medidas de reconstrução.
De acordo com Ana Carolina Silva, diretora da Demà em Barcelona, o intercâmbio representa um marco no compromisso de conectar a juventude gaúcha a experiências globais de resiliência e inovação.
“Esses cinco jovens levam para a Espanha mais do que uma vivência individual: representam a voz de toda uma geração engajada na reconstrução do Rio Grande do Sul. Eles terão a oportunidade de compartilhar histórias de superação e, ao mesmo tempo, trazer de volta aprendizados que podem inspirar novas práticas em suas comunidades”, afirma.
O que é o Partiu Futuro Reconstrução?
O programa Partiu Futuro é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O intercâmbio é promovido pela entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demà Aprendiz. Todas as despesas dos jovens na viagem serão custeadas pela instituição.
O programa é destinado a 1.500 jovens com idades entre 14 e 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos de escolas públicas e inscritos no CadÚnico. O projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.