O Ministério da Saúde anunciou o envio de 80 ampolas do antídoto fomepizol ao Rio Grande do Sul (RS) , após o registro de casos de intoxicação por metanol no país.
O medicamento, essencial no tratamento de pacientes contaminados por bebidas adulteradas, deve chegar ao estado nesta sexta-feira (10).
Segundo o Governo Federal, o fomepizol também será encaminhado para outros 11 estados que notificaram casos suspeitos. A medida faz parte de uma estratégia nacional para ampliar o acesso ao tratamento dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Rio Grande do Sul receberá antídoto para intoxicação por metanol: O Estado tem um caso confirmado de contaminação por metanol
LEIA MAIS:
- Saiba o que acontecerá com prédio de loja da Cassol fechada na Região Metropolitana
- Como economizar energia com geladeira velha? Oito dicas práticas para reduzir a conta de luz
- Thiago Lacerda participará da Feira do Livro de Canoas; Saiba quando
Após a primeira etapa, o antídoto passará a ser distribuído em todo o território nacional. O Ministério manterá ainda um estoque de 1 mil ampolas para emergências.
Na última quinta-feira (9), o estado do RS já havia recebido 60 ampolas de etanol farmacêutico, também usado como antídoto em casos de intoxicação. O produto foi encaminhado diretamente a Porto Alegre e distribuído aos hospitais Santa Casa, São Lucas da PUCRS, Vila Nova e ao Pronto-Socorro da Capital.
Atualmente, o Estado tem um caso confirmado de contaminação por metanol. A vítima é um homem de 42 anos, que passou mal após ingerir duas caipirinhas durante uma viagem a São Paulo.
Além disso, quatro casos suspeitos seguem sob investigação em Viamão, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Porto Alegre. As autoridades de saúde reforçam o alerta para que a população evite o consumo de bebidas alcoólicas sem procedência e denuncie produtos suspeitos aos órgãos competentes.

