24.9 C
Canoas
12 de outubro de 2025

Ciclone muda o tempo no RS com risco de temporais e granizo

As temperaturas ficam mais baixas em relação aos últimos dias

Após um sábado (11) marcado por calor e tempo firme, o Rio Grande do Sul se prepara para uma virada no tempo neste domingo (12).

A mudança será causada pela atuação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, em conjunto com uma frente fria que avança sobre o estado, segundo a MetSul Meteorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão indica chuvas moderadas a fortes em diversas regiões, acompanhadas de raios, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.

O Inmet emitiu alerta laranja para tempestades em todas as áreas do estado, o que representa risco de danos como destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Ciclone muda o tempo no RS com risco de temporais e granizo: As temperaturas ficam mais baixas em relação aos últimos dias

LEIA MAIS:

As maiores precipitações devem ocorrer nas regiões Norte e Noroeste, com destaque para Santa Rosa, Ijuí e parte da Serra Gaúcha, incluindo Caxias do Sul. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o volume de chuva será menor, mas não está descartada a ocorrência de temporais localizados.

Em Porto Alegre, o domingo deve ter tempo instável, com pancadas de chuva entre a manhã e a tarde e ventos moderados a fortes. As temperaturas ficam mais baixas em relação aos últimos dias, com máxima prevista de 24°C e sensação térmica amena.

A previsão aponta ainda rajadas de vento entre 80 e 100 km/h em áreas da faixa leste do estado, especialmente no Litoral Norte.

A instabilidade deve persistir na segunda-feira (13), com melhora gradativa e retorno do tempo firme na terça (14).

Moradores devem ficar atentos às orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco durante as tempestades.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS