Quando o murro da Cassol vai ficar pronto? Uma pergunta frequente entre s mordores de Canoas já tem resposta. As obras do Dique da Cassol, conhecido popularmente como muro da Cassol, seguem em ritmo acelerado em Canoas. Com 58% de execução, a estrutura tem previsão de conclusão para dezembro deste ano, respondendo à pergunta que muitos moradores fazem.
O dique é um dos principais pontos do sistema de contenção contra enchentes que protege a cidade das cheias do Rio Gravataí e do Guaíba, responsáveis por inundações históricas na região. O projeto integra o conjunto de intervenções voltadas à ampliação e modernização dos diques de Canoas, que seguem com prazos de entrega variados até 2027.
De acordo com o secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, as frentes de trabalho seguem dentro do cronograma previsto. “Estamos avançando dentro das possibilidades técnicas e dos recursos disponíveis”, afirmou.
Quando o murro da Cassol vai ficar pronto?
A intervenção no muro da Cassol, quando fica pronto, deve garantir maior segurança para bairros inteiros, com elevação da estrutura, reforço em sistemas de drenagem e implantação de pontos de monitoramento técnico. As melhorias aumentam a capacidade de contenção e resposta diante de eventos climáticos extremos.
LEIA MAIS: Saiba como estão obras dos Diques de Canoas
O projeto também será conectado à modernização das Casas de Bombas, na cota 7, que prevê a automação de comportas e motores, reduzindo a necessidade de operação manual e garantindo ação imediata em caso de enchentes.
Com entrega prevista para dezembro de 2025, o muro da Cassol, quando fica pronto, será a primeira grande obra concluída dentro do plano de modernização dos diques de Canoas — um marco para a segurança hidráulica e urbana do município.