O ator Thiago Lacerda será uma das grandes atrações do Festival Santa Maria de Cultura, que promete movimentar Guarapuava entre os dias 11 e 19 de outubro. O evento reúne dez espetáculos gratuitos de teatro, dança e música, valorizando tanto nomes nacionais quanto talentos locais, com tradução em LIBRAS e acessibilidade ampliada.
Em uma das apresentações mais aguardadas, Thiago Lacerda sobe ao palco do Teatro Municipal de Guarapuava para realizar uma leitura poética de textos de Mário Quintana, em um formato intimista que mistura arte, emoção e literatura. O ator promete uma noite de reflexão e sensibilidade, aproximando o público da essência da poesia brasileira.
Além da presença de Thiago Lacerda, o festival contará com montagens que destacam a diversidade e a inclusão, como o espetáculo Circo de los Pies, que une palhaçaria e teatro de animação com audiodescrição e LIBRAS, e O Mistério do Menino Invisível, baseado em Fábula Urbana, uma obra que provoca reflexão sobre infância, desigualdade e sonhos.
Thiago Lacerda leva poesia e emoção ao Festival Santa Maria de Cultura: atrações locais também vão marcar presença
A produção local também ganha espaço especial. O espetáculo Um Conto para Novas Histórias celebra a identidade guarapuavana com teatro de bonecos e música ao vivo, enquanto o grupo Viola Musa leva ao palco o melhor da música caipira. Outro destaque é Contodo Mar, uma peça que mergulha em temas como o tempo, o cuidado e o autoconhecimento. Já a cantora Flávia Pilati apresenta Acontece – Flávia Pilati interpreta Cartola, um show intimista dedicado ao ícone do samba.
A abertura do evento será marcada pela Sinfonia Guará, com a Orquestra da Câmara Municipal e o Coral Silvino Turco, e o encerramento fica por conta do espetáculo Reflexos, do Grupo Movement, que explora o conceito de espelhos e luz sob uma ótica poética.
LEIA MAIS:
- Obras causam bloqueios e desvios no trânsito; saiba como fugir da tranqueira
- Morador da região é premiado no Trilegal
- Canoenses podem participar de concurso público com salários de até R$ 6,1 mil
De acordo com Alexandre Esper, head de Gente & Gestão do Grupo Santa Maria, a ideia é unir artistas e públicos de diferentes origens.
“Escolhemos espetáculos de fora e daqui de Guarapuava, valorizando os artistas locais e promovendo o intercâmbio de experiências e talentos. Tudo para proporcionar à população uma semana inteira de entretenimento gratuito e de muita qualidade”, destacou.
Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pela plataforma Eventbrite, respeitando a capacidade de cada espaço.
📅 Datas: 11 a 19 de outubro de 2025
📍 Locais: Teatro Municipal Marina Karam Primak, Teatro Universitário da UTFPR e Goioxim
🎟 Ingressos gratuitos: disponíveis no Eventbrite
Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do evento: @festivalsantamariadecultura

