O Rio Grande do Sul está entre os estados atingidos pelo apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14). Mais de 100 mil consumidores teriam ficado sem energia elétrica.
Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falta de energia ocorreu devido a uma instabilidade no Sistema Interligado Nacional (SIN). Por volta da 0h32, o SIN informou a interrupção de energia afetando o Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
LEIA MAIS:
- Justiça mantém justa causa de funcionária de supermercado que trocava códigos de carnes para amigos
- Governo divulga quem terá que devolver o Auxílio Emergencial
- Concurso Público da Polícia Civil abre vagas para o Rio Grande do Sul
A falha, de acordo com a ONS, foi causada por um incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste, foram reestabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência”, diz a ONS em nota.
Apagão deixa mais de 100 mil pessoas sem luz no RS: impactos na RGE e CEEE
Conforme a RGE, na área em que a empresa fornece energia, o apagão atingiu cerca de 123 mil clientes. O fornecimento já foi normalizado.
Jpa, de acordo com a CEEE Equatorial, cerca de 125 mil clientes foram afetados pelo apagão.
Além do Rio Grande do Sul, o apagão de energia elétrica também afetou São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

