Trabalhadores da Novopé Calçados, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, realizaram um protesto na útima sexta-feira (10) após denunciarem que estavam sendo impedidos de usar o banheiro durante o expediente.
A manifestação contou com um ato simbólico: Os funcionários levaram um vaso sanitário até a entrada da fábrica para chamar atenção para as condições de trabalho.
De acordo com o Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo, a situação é grave e já teria levado trabalhadoras a urinarem na própria roupa por falta de acesso ao banheiro. A entidade afirma ainda que problemas estruturais e de insalubridade agravam o cenário dentro da empresa.
Segundo o sindicato, os ventiladores do setor de produção estariam quebrados há meses, expondo os funcionários ao calor intenso. Além disso, não há local adequado para descanso durante o intervalo do almoço, obrigando os empregados a ficarem nas calçadas, sob chuva ou sol forte.
Funcionários acusam empresa gaúcha de proibir uso do banheiro: Em 2021 uma situação semelhante foi registrada em outra indústria calçadista
Outro ponto relatado pela entidade sindical é a má qualidade da água dos bebedouros, que seria “quente e com larvas”. O sindicato afirma que a direção da Novopé Calçados tem conhecimento das irregularidades, mas não tomou providências.
O caso não é inédito na região, em 2021 uma situação semelhante foi registrada em outra indústria calçadista de Novo Hamburgo.
A reportagem tenta contato com a Novopé Calçados para obter um posicionamento sobre as denúncias.