22.8 C
Canoas
15 de outubro de 2025

Jovens atingidos pela enchente no RS vão participar de intercâmbio na Espanha

Jovens de Canoas e Porto Alegre, municípios atingidos pela enchente no RS, estão com as malas prontas para a Espanha

Cinco jovens atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul estão de malas prontas para a Espanha. Integrantes do programa Partiu Futuro Reconstrução, eles vão participar de um intercâmbio em Barcelona e Valência.

A viagem dos jovens será acompanhada pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), por meio da tecnologia social Demá Aprendiz. A entidade qualificadora do programa irá custear toda a viagem dos jovens.

LEIA MAIS:

“É um momento muito importante. Essa viagem, ela marca o final de um ano inteiro de trabalho, de treinamento, onde esse jovem ele tem a experiência de trabalho, mas também de um curso de formação. Ele aprende o que é trabalhar, ele aprende o que é o dia a a dia do processo de trabalho mesmo. A gente quer fechar esse ano com essa viagem, com essa troca de experiência, onde os meninos vão poder sonhar com outras possibilidades e trazer para o Rio Grande do Sul todo aprendizado”, pontua o diretor da DEMÀ, Vinicius Ribeiro.

Jovens atingidos pela enchente no RS vão participar de intercâmbio na Espanha: expectativa para a viagem

O grupo é formado pelos jovens Évelin Stackzak de Oliveira, Lucas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudêncio de Porto Alegre e pelos moradores de Canoas Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos.

“A minha expectativa é que seja uma viagem divertida. Apesar de ser uma missão, a gente também espera conhecer bastante coisas novas e eu estou muito animado também”, diz o estudante Vitor.

“A experiência com o intercâmbio é muita responsabilidade”, comenta a jovem Mônica.

YouTube video

O que é o programa Partiu Futuro Reconstrução?

Lançado em 2024, o programa realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social atende jovens com idades entre 14 e 22 anos, atingidos pela enchente e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

De acordo com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, é a primeira vez que o Rio Grande do Sul realiza a contratação de jovens aprendizes no setor público.

“O primeiro emprego do jovem, viabilizado pelo governo do Estado, oferece a oportunidade de uma experiência em órgãos públicos, sejam estaduais ou municipais, e isso é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Também tem uma questão estratégica de futuro do Rio Grande do Sul, pois estamos preparando melhor a nossa mão de obra para os desafios do mercado, cada vez mais disruptivo. Além disso, o programa eleva a autoestima desses jovens, na medida em que eles saem de uma situação de dificuldade com o impacto das enchentes e podem ter uma nova perspectiva de futuro a partir do programa. Ficamos muito felizes em ajudar nessa jornada, não só na parte material, mas também na imaterial, que é tão importante quanto”, pontua.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS