27.9 C
Canoas
15 de outubro de 2025

Professores já podem solicitar a Carteira Nacional do Professor

Professores podem solicitar a Carteira Nacional do Professor e ter acesso a benefícios exclusivos, descontos e ferramentas de trabalho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (15) que os professores brasileiros poderão solicitar a Carteira Nacional do Professor a partir de amanhã, quinta-feira (16). O documento oficial tem validade de dez anos e será destinado a docentes de todos os níveis e etapas da educação, tanto das redes públicas quanto privadas.

Segundo o presidente, investir em educação é uma prioridade política do governo. “A educação é o começo. É aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel”, afirmou em evento pelo Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro.

Como solicitar a Carteira Nacional do Professor

O sistema de solicitação será aberto por meio da página Mais Professores. Para ter direito ao documento, é necessário que o professor:

  • Tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal;
  • Esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino;
  • Atue em qualquer nível ou etapa da educação, pública ou privada.

Benefícios exclusivos da Carteira Nacional do Professor

A Carteira Nacional do Professor oferece uma série de vantagens, incluindo:

  • Meia-entrada em eventos culturais;
  • Ferramentas de trabalho, como notebooks, tablets e softwares educativos;
  • Cartões de crédito com condições diferenciadas;
  • Descontos em hotéis, alimentação, transporte e outros serviços.

O programa #TôComProf identifica estabelecimentos parceiros com o selo correspondente, garantindo que os professores tenham acesso às condições especiais. As empresas interessadas devem ter abrangência nacional ou regional e oferecer um desconto mínimo de 10% sobre os serviços ou produtos, válido por até 12 meses ou em quantidade específica.

LEIA MAIS:

Premiação e incentivos

Durante o evento, Lula também premiou 100 mil professores das redes públicas com base no desempenho das escolas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Cada vencedor recebeu um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para aquisição de ferramentas de trabalho.

Para concorrer às próximas premiações, os professores devem acessar o sistema de solicitação da Carteira Nacional do Professor e preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”. A premiação será distribuída por estados e categorias, incluindo anos iniciais, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Formação continuada e universidade do futuro

O governo anunciou ainda a reformulação do Portal de Formação Mais Professores, reunindo cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. A nova versão do portal inclui um painel interativo com mapa de ofertas por estado, facilitando a busca por oportunidades de capacitação.

Além disso, Lula destacou que ainda este ano deve ser criada a universidade federal indígena e a universidade do esporte, reforçando a aposta do governo em educação como ferramenta de transformação social.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS