23.9 C
Canoas
16 de outubro de 2025

“A todo vapor”: prefeito de Canoas anuncia que obras no HPSC serão aceleradas

O prefeito de Canoas, Airton Souza, anunciou a aceleração das obras do HPSC após liberação de R$ 29 milhões. Veja novo prazo de conclusão.

As obras de reconstrução do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) vão ganhar ritmo acelerado nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo prefeito Airton Souza na tarde desta quinta-feira (16), em entrevista à imprensa. O hospital foi completamente destruído pela enchente que atingiu Canoas em maio de 2024.

Segundo o prefeito, os entraves estavam relacionados à documentação e à falta de projetos completos. “Os projetos estavam incompletos e que só uma pequena parte do recurso seria liberado se nós tocássemos o projeto daquela maneira que estava, então resolvemos dar um stand by, tocar a obra, tanto é que hoje temos nós temos em torno de 4%, 5% da obra concluída por que foi feito somente o que estava licenciado na época”, explicou.

De acordo com o chefe do Executivo, cerca de 4% a 5% das obras já foram concluídas, referentes à parte que estava licenciada anteriormente. Com a regularização da documentação e a liberação de R$ 29.700.000,00 (vinte e nove milhões e setecentos mil reais), o governo municipal promete que os trabalhos agora seguirão “a todo vapor”.

“A todo vapor”: prefeito de Canoas anuncia que obras no HPSC serão aceleradas: prazo de conclusão

Airton Souza também confirmou que o novo cronograma de obras do HPSC já foi definido e que a reconstrução seguirá dentro das normas de licenciamento ambiental e sanitário. O prefeito destacou a importância da retomada do hospital para a cidade e já definiu um prazo para que as obras sejam concluídas: “Em 12 meses teremos condições de entregar o HPS novamente para a comunidade”, afirmou.

LEIA MAIS:

O HPSC é uma das principais unidades de emergência da Região Metropolitana e, antes da enchente, atendia centenas de pessoas diariamente. Desde o desastre climático, pacientes de Canoas vêm sendo atendidos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Com a aceleração nas obras e o novo investimento, a expectativa é de que o Hospital de Pronto Socorro de Canoas volte a funcionar até o final de 2026, totalmente reformado e com estrutura mais moderna para enfrentar futuras situações de emergência.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS