Uma esposa de um presidiário foi presa por envolvimento em “golpe dos nudes” no Rio Grande do Sul.
A Polícia Civil prendeu três pessoas durante a Operação Golpe da Sereia, deflagrada na manhã desta sexta-feira (17) pelo Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc).
A ação investiga um esquema de extorsão sexual digital, que causou um prejuízo de cerca de R$ 30 mil a um agente público gaúcho.
LEIA MAIS:
- Grupo criminoso que atua em Canoas é alvo da Polícia Federal
- Homem é preso após agredir madrasta com tijoladas
- Bêbado, homem causa acidente e tenta subornar policiais para não ser preso
Segundo a Polícia, uma mulher foi presa em Balneário Pinhal, e dois homens em Charqueadas, onde também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. A Justiça determinou o bloqueio de valores e a apreensão de celulares e documentos.
De acordo com o delegado Eibert Moreira Neto, diretor do Dercc, o objetivo é aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.
Para ajudar marido preso, esposa aplica golpe dos nudes: A orientação de que vítimas não enviem dinheiro
As investigações apontam que o golpe era comandado de dentro da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, por um detento com antecedentes por roubo e homicídio.
Ele contava com a ajuda da companheira, que enviava fotos íntimas falsas para atrair a vítima e, depois, passava a fazer ameaças para obter dinheiro. Quando os depósitos cessaram, os criminosos ameaçaram divulgar o falso relacionamento.
O Dercc conseguiu rastrear o grupo por meio de linhas telefônicas e contas bancárias em nome de terceiros, utilizadas para ocultar as identidades.
A Polícia investiga ainda uma associação criminosa envolvendo dois apenados e a mulher do principal investigado.
A Polícia Civil reforça o alerta sobre o chamado “golpe dos nudes” e orienta que vítimas não enviem dinheiro, registrem ameaças e procurem imediatamente as autoridades.