Uma cidade gaúcha terá uma fábrica de aviões. O município de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, cediará o complexo de R$ 3 bilhões.
O AeroCITI (Aero Centro Integrado de Tecnologia e Inovação) será construído onde ficaria a antiga fábrica da Ford. O local, além da fábrica de aviões, também terá uma estrutura de aeroporto.
LEIA MAIS:
- Zaffari vai abrir duas lojas em prédios do Carrefour
- Rede de atacados fecha lojas e grupo assume imóveis
- Justiça mantém justa causa de funcionária de supermercado que trocava códigos de carnes para amigos
A estrutura aeroportuária, conforme fontes do setor, terá capacidade de funcionar como alternativa em caso de problemas com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
A previsão é que as obras do complexo comecem ainda em 2025. A primeira fase deverá ser entregue em 2027 com a fundação do terreno e a pista de aviões.
Cidade gaúcha terá fábrica de aviões: saiba mais detalhes do projeto
O AeroCITI será um complexo industrial aeronáutico. O projeto, além de uma fábrica de aeronaves, prevê um hub de inovação, centros de pesquisa, de logística e de manutenção.
Além disso, o local também terá uma infraestrutura aeroportuária com função regional que poderá operar como alternativa ao Salgado Filho, em Porto Alegre.
De acordo com fontes do setor, a obra se enquadrada como um dos principais investimentos da iniciativa privada no Rio Grande do Sul previsto para os próximos anos. Por fim, além do investimento bilionário, a iniciativa gerará quase 3 mil vagas de emprego entre diretos e indiretos.