Uma massa de ar frio vai avançar sobre o Rio Grande do Sul a partir deste domingo (19) e promete uma sequência de madrugadas geladas no estado. Apesar do afastamento da chuva, o clima deve ficar estável e com temperaturas abaixo da média para esta época do ano.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o domingo será de sol entre nuvens na maior parte do território gaúcho, com momentos de céu claro. No entanto, o frio começa a ganhar força logo nas primeiras horas do dia, principalmente em regiões de maior altitude.
Massa de ar frio chegará ao Rio Grande do Sul e vai derrubar temperaturas: pode gear em algumas regiões
A previsão aponta que muitas cidades do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas abaixo de 10°C já neste domingo. Na Serra Gaúcha e nos Campos de Cima da Serra, as mínimas podem ficar ainda mais baixas a partir de segunda-feira (20), com marcas entre 0°C e 3°C.
Na capital, Porto Alegre, o frio também será sentido. As mínimas devem ficar entre 11°C e 13°C nos próximos dias.
Com a presença da massa de ar frio, não está descartada a formação de geada isolada em áreas rurais e regiões serranas. No entanto, o fenômeno não deve ser forte nem generalizado.
Frio deve continuar até metade da semana
Segundo meteorologistas, o resfriamento será mais intenso entre segunda (20) e quarta-feira (22). Em algumas cidades serranas, há possibilidade até mesmo de temperaturas negativas nas primeiras horas do dia.
LEIA MAIS:
- McDonald’s inaugura restaurante em Guaíba
- Justiça mantém justa causa de funcionária de supermercado que trocava códigos de carnes para amigos
- Governo divulga quem terá que devolver o Auxílio Emergencial
Apesar disso, o frio não deve se estender por um longo período. A tendência é que, a partir de terça-feira (21), as temperaturas comecem a subir gradualmente durante as tardes, mas as madrugadas seguem frias.
Frio surpreende em pleno mês
A passagem dessa massa de ar frio no Rio Grande do Sul chama a atenção pela intensidade fora da temporada de inverno. Especialistas alertam que eventos de ar polar podem continuar ocorrendo até o fim da primavera, devido às variações climáticas registradas neste ano.
Motoristas que saem cedo e moradores das regiões mais afetadas devem redobrar a atenção com a formação de neblina e condições de pista escorregadia nas primeiras horas da manhã.