Vereadores de Canoas embarcam junto com o prefeito na próxima segunda-feira (20) para Brasília. Uma comitiva formada por 17 parlamentares vão buscar, junto com o chefe do Executivo Municipal, verbas para a saúde.
De acordo com o presidente da Câmara, Eric Douglas (União), a agenda conjunta entre Legislativo e Executivo foi montada após um aumento significativo na demanda por atendimento nos gabinetes dos parlamentares com demandas focadas à saúde.
LEIA MAIS:
- O que vai acontecer com prédio de tradicional supermercado no bairro Niterói?
- Cidade gaúcha terá fábrica de aviões; Saiba onde
- Justiça mantém justa causa de funcionária de supermercado que trocava códigos de carnes para amigos
“Todos os dias temos recebido pedidos da população. A saúde se tornou a principal preocupação da cidade, e isso nos levou a construir essa agenda conjunta com o prefeito”, afirma Eric.
A proposta, conforme o presidente, é atuar junto com os parlamentares em Brasília. Os vereadores farão visitas a gabientes e, na próxima terça-feira (21), vão se reunir com toda a bancada gaúcha com o objetivo de garantir apoio para viabilizar repasses federais aos hospitais e unidades de saúde do município.
“O prefeito recebeu a ideia com entusiasmo, principalmente por ver que a Câmara está unida nessa pauta. É uma iniciativa que mostra que todos estamos do mesmo lado, buscando soluções concretas para reerguer o sistema de saúde de Canoas”, pontua Eric.
Em Brasília, comitiva quer garantir fogo orçamentário para a saúde de Canoas
Conforme a Câmara de Vereadores, a articulação política considerada inédita na cidade, tem como pano de fundo a responsabilidade que Canoas tem dentro da estrutura de saúde pública do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a cidade tem três hospitais sob responsabilidade da prefeitura que atendem pacientes de mais de 150 cidades gaúchas. A comitiva espera garantir fôlego orçamentário para a saúde.
“Já tivemos experiências bem-sucedidas em movimentos anteriores, tanto aqui no Estado, quando em mobilizações maiores. Agora, estamos organizando algo ainda mais amplo, com 17 parlamentares unidos em uma só pauta. É um gesto que simboliza a força da cidade na defesa dos direitos da população”, afirma Eric.
O presidente tem expectativa positiva para a missão em Brasília.
“Acreditamos que o trabalho em conjunto pode garantir resultados concretos. Assim como já tivemos avanços em outras frentes, esperamos que essa ação em Brasília também traga boas notícias para Canoas”, conclui.
O retorno da comitiva está previsto para a manhã da próxima quarta-feira (22).