19.2 C
Canoas
20 de outubro de 2025

AWS: o que é a plataforma da Amazon que apresentou falhas nesta segunda

Entenda o que é e o que aconteceu com a AWS, que apresentou falhas neste início de segunda-feira (20). Veja detalhes a seguir.

Na manhã desta segunda-feira (20), uma instabilidade na AWS (Amazon Web Services) afetou diversos sites e aplicativos em todo o mundo, deixando usuários sem acesso ou com serviços instáveis. A Amazon confirmou a falha, mas ainda não divulgou oficialmente o motivo do problema.

AWS: a divisão em nuvem da Amazon

A AWS é o braço de infraestrutura digital e serviços em nuvem da Amazon, criada em 2006. Ela oferece soluções de computação, armazenamento de dados e plataformas para criação e hospedagem de aplicativos na internet. A principal vantagem é que empresas não precisam investir em data centers próprios, pagando apenas pelo uso dos serviços da Amazon.

Entre os principais serviços oferecidos pela AWS, destacam-se:

  • Amazon EC2: permite alugar computadores virtuais para rodar aplicações;
  • Amazon S3: armazenamento de objetos na nuvem;
  • Amazon DynamoDB: banco de dados NoSQL para operações empresariais;
  • AWS Lambda: executa códigos sem precisar de infraestrutura própria;
  • Amazon CloudFront: distribuição de conteúdo na nuvem;
  • Amazon SageMaker: criação e treinamento de modelos de inteligência artificial.

Uma das líderes do mercado global de nuvem

A AWS é referência mundial em serviços de nuvem, competindo diretamente com o Microsoft Azure e, em menor escala, com o Google Cloud. Milhões de organizações em mais de 190 países utilizam os serviços da Amazon, gerando mais de US$ 108 bilhões em receita para a empresa e contribuindo significativamente para seus lucros.

Instabilidade na AWS afeta apps e sites famosos

A instabilidade desta segunda-feira deixou diversos aplicativos e sites instáveis. Entre eles estão:

  • Snapchat, Zoom, Roblox, Fortnite, Canva, Wordle, Signal, Coinbase, Duolingo, Slack, Pokémon Go, Epic Games, PlayStation Network.

No Brasil, o site DownDetector, que monitora falhas online, registrou reclamações em apps como iFood, Mercado Livre, Mercado Pago e Wellhub. Também houve instabilidade nos serviços da própria Amazon, como Prime Video e assistente Alexa.

LEIA MAIS:

Essa interrupção reforça a importância da AWS para a operação digital global e o impacto que falhas podem gerar em aplicativos e serviços amplamente utilizados.

Guilherme Galhardo
Guilherme Galhardo
Estudante de jornalismo, apaixonado pela cultura POP, luta-livre, games, séries e filmes. Entusiasta de meteorologia e punk rocker nas horas vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS