Moradores de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, devem ficar atentos a uma tentativa de golpe que está sendo disseminada pelo WhatsApp.
As mensagens falsas simulam notificações de inadimplência relacionadas ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ao Bolsa Família, e pedem que o usuário confirme dados pessoais por meio de links suspeitos.
Criminosos usam nome do CadÚnico e do Bolsa Família para aplicar golpes no WhatsApp: Mensagens falsas pedem atualização de dados
LEIA MAIS:
- Gás do Povo: quanto botijão vai custar no Rio Grande do Sul?
- Polícia Civil faz operação contra grupo que atacava motoboys para roubar celulares
- Popular marca de molho de tomate vai sortear até R$ 500 mil em dinheiro
De acordo com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) do município, o conteúdo das mensagens é totalmente falso. O órgão não realiza atualizações, confirmações ou revisões de dados do CadÚnico por telefone, WhatsApp ou links na internet.
A Sedes reforça que qualquer atualização cadastral deve ser feita presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Até o momento, não há registro oficial do número de pessoas afetadas pelo golpe em Bento Gonçalves.
A orientação da prefeitura é que moradores desconfiem de mensagens que solicitam informações pessoais ou dados bancários. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar o CRAS mais próximo ou entrar em contato diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
As autoridades também recomendam não clicar em links suspeitos e não repassar as mensagens para outros contatos, a fim de evitar que mais pessoas sejam vítimas da fraude.
