21.4 C
Canoas
26 de outubro de 2025

Prefeitura de Canoas troca empresa gestora das UPAs e reestabelece escalas médicas

Empresa contratada irá administrar três UPAs de Canoas

A Prefeitura de Canoas assinou neste sábado (25) o contrato emergencial com a nova empresa que fará a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Instituto Marciah Schimitt (IMAS) vai substituir o IB Saúde que teve o contrato com o Município paralisado.

Conforme a prefeitura, com a troca da empresa, as escalas médicas das três UPAs de Canoas serão restabelecidas ainda neste final de semana. Com isso, as unidades terão funcionamento integral.

LEIA MAIS:

“Decidimos paralisar os contratos com o IB Saúde e abrir este processo para contratação emergencial. A população tem uma expectativa de melhora dos serviços e este é o momento de tomarmos essa decisão”, afirma o prefeito Airton Souza ao ressaltar que a “assinatura deste contrato é para que possamos entregar serviços de qualidade para a população. Queremos que o cidadão canoense seja bem atendido”.

Prefeitura de Canoas troca empresa gestora das UPAs e reestabelece escalas médicas: por que ocorreu a mudança?

De acordo com o Executivo Municipal, a troca de empresa foi determinada após a prefeitura identificar que a empresa que administrava as UPAs não prestava o serviço conforme os contratos firmados com o Município. Além disso, mesmo com decisão judicial, a empresa seguia sem garantir escalas médicas completas para atender a população.

“Tentamos resolver esta situação com a empresa anterior por diversas semanas, sem sucesso. O usuário do sistema de saúde precisa ser atendido, as UPAs precisam dar conta da assistência da população”, relata a secretária municipal da Saúde, Ana Boll.

Contrato não é permanente

O contrato com o IMAS é emergencial. A partir de agora, a prefeitura informou que trabalhará na contratação da empresa que administrará as UPAs de forma permanente.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
Estudante de jornalismo, o pelotense Matheus Ferreira escreve notícias sobre economia, segurança, cotidiano e saúde.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS