As chuvas intensas que atingem o Litoral Norte do Rio Grande do Sul desde a madrugada desta quarta-feira (29) estão causando sérios transtornos em Maquiné. A forte instabilidade é provocada pela atuação de um cavado meteorológico e pela alta umidade vinda do oceano, segundo meteorologistas.
A prefeitura do município anunciou a suspensão das aulas em todas as escolas da rede nesta quarta-feira e informou que diversas comunidades estão ilhadas devido à cheia dos rios e ao bloqueio de estradas vicinais.
De acordo com a Defesa Civil municipal, o volume de chuva registrado nas últimas horas já soma 140 milímetros, número que se aproxima da média histórica para todo o mês de outubro, que é de 204 milímetros, conforme dados da Climatempo.
Chuva forte cancela aulas em cidade do RS: A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem áreas de risco
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) prevê que o acumulado de chuva pode chegar a 165 milímetros até o início da tarde, aumentando o risco de novos alagamentos e deslizamentos de terra.
As localidades mais afetadas são Linha Sanga-Seca, Linha Pedra de Amolar, Linha Encantada, Linha Forqueta, Linha Garapiá, Rio Ligeiro, Rio do Ouro, Linha Solidão, Linha Cachoeira e Linha Vacaria, todas com acesso comprometido.
A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem áreas de risco, busquem locais seguros e fiquem atentos às atualizações sobre o nível dos rios.

