17.6 C
Canoas
30 de outubro de 2025

“Somos servidores públicos e nossa missão é servir” diz novo comandante do 8º Batalhão de Bombeiros de Canoas

Novo comandante destaca modernização tecnológica e aproximação com a comunidade

O 8º Batalhão de Bombeiro Militar, responsável pelo atendimento de Canoas e demais municípios da região metropolitana, tem um novo comandante. O tenente-coronel Luiz Gustavo da Silva Lock, que passa a assumir a unidade, e tem como objetivos modernizar processos, ampliar a eficiência administrativa e operacional e reforçar a aproximação com a comunidade.

Com 23 anos de atuação no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Lock traz uma ampla experiência operacional e administrativa. “Nosso maior desafio no momento é produzir mais com menos. O ingresso de novos bombeiros está cada vez mais difícil, enquanto a sociedade cresce e demanda mais serviços. Por isso, precisamos investir em tecnologia e modernização para aumentar a produtividade e manter a excelência no atendimento”, afirmou.

O novo comandante explicou que parte das mudanças já começa pela área administrativa. “Queremos dar uma modernizada nos processos internos, utilizando ferramentas tecnológicas que nos permitam substituir o trabalho manual, seja com sistemas de gestão, seja com maquinário mais moderno na operação”, destacou.

LEIA MAIS:

Desafios operacionais e efetivo reduzido

O 8º Batalhão conta atualmente com aproximadamente 180 bombeiros distribuídos entre Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Esteio, Alvorada e Viamão. “É um efetivo reduzido para o tamanho da região que atendemos, e o nosso desafio é garantir que todos os quartéis continuem funcionando plenamente, mesmo com essa limitação”, explicou Lock.

Ele lembrou que no verão parte do efetivo é deslocada para a Operação Verão, que reforça o trabalho de guarda-vidas no litoral e em áreas de banho do Estado.

Segundo o comandante, há previsão de novos ingressos em 2025, tanto de bombeiros temporários quanto de carreira. “O concurso já está em fase final. A expectativa é que a primeira turma comece a atuar entre o primeiro e o segundo semestre do próximo ano”, disse.

Novo comandante do corpo de bombeiros de Canoas quer maior proximidade com a comunidade

Entre os projetos que pretende fortalecer, Lock destacou o Bombeiro Mirim, iniciativa que estimula o civismo, a disciplina e o aprendizado de noções básicas de primeiros socorros entre crianças e adolescentes.

O Bombeiro Mirim é fundamental porque, de forma lúdica, ensina valores e conhecimentos que podem salvar vidas. Muitas vezes as crianças aprendem e repassam aos pais o que aprendem nas aulas, como agir em casos de engasgo ou ferimentos”, explicou o comandante.

Ele também reforçou que quer aproximar ainda mais a corporação da população. “O corpo de Bombeiros é um aliado, é um amigo, é um guardião da nossa comunidade. E queremos que contem conosco. A ideia é nos aproximarmos cada vez mais, tanto da comunidade de Canoas como das comunidades dos município que pertencem ao 8º Batalhão”, expressou Lock.

Trajetória e experiência

Natural de Porto Alegre, o tenente-coronel Lock ingressou no Corpo de Bombeiros em 2003, aos 20 anos, e acumula uma trajetória marcada por especializações e cargos de liderança. Serviu no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), unidade especializada em ocorrências de alta complexidade, como mergulho, resgate urbano e salvamentos em altura, onde foi soldado, sargento e chegou a comandante. Mais recentemente, atuou na Assessoria de Operações da Defesa Civil, setor responsável pelo gerenciamento operacional em todo o Estado.

Mensagem à comunidade

O novo comandante deixou uma mensagem direta aos canoenses, garantido que “Somos servidores públicos e nossa missão é servir. Estamos abertos à comunidade e queremos trabalhar lado a lado com ela.”

Lock também reforçou que espera manter a tradição de excelência da corporação:
“O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas pela sociedade, e nossa meta é continuar aprimorando esse trabalho e essa confiança”, concluiu.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS