A Uber anunciou uma mudança que promete transformar a experiência de suas passageiras no Brasil. A partir desta semana, o aplicativo vai permitir que usuárias escolham ser atendidas apenas por motoristas mulheres, uma medida voltada para aumentar a segurança e o conforto durante as viagens.
O novo recurso começa a ser implementado nesta terça-feira (28) na cidade de Piracicaba (SP). Em seguida, o projeto será expandido para Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande. Segundo a empresa, o lançamento é parte de um projeto-piloto que será avaliado antes de ser disponibilizado em mais regiões.
A diretora de operações da Uber no Brasil, Silvia Penna, explicou que a novidade nasceu de uma demanda crescente por mais segurança no transporte por aplicativo:
“Escolhemos cidades que são
representativas, que vão nos trazer aprendizados, e vamos evoluindo gradativamente”, diz Silvia
Penna, diretora de operações no Brasil.
Uber: medo e insegurança entre mulheres
Uma prévia de pesquisa do Instituto Patrícia Galvão e do Instituto Locomotiva, apresentada durante o evento de lançamento, revelou números preocupantes:
- 98% das mulheres que saem à noite relatam medo de sofrer algum tipo de violência.
- 99% afirmam adotar estratégias de segurança ao se deslocar.
- 90% já sofreram algum tipo de violência durante trajetos.
Esses dados reforçam o motivo pelo qual a Uber decidiu apostar na nova funcionalidade, que também poderá ser ativada em modo de “preferência por motoristas mulheres” — caso não haja disponibilidade, o aplicativo avisará a usuária antes de conectar um motorista homem.
Mais mulheres dirigindo pela Uber
Atualmente, apenas 8% dos motoristas cadastrados na plataforma são mulheres, segundo dados divulgados pela empresa. Desde 2019, o número de condutoras cresceu 160%, reflexo de ações voltadas à inclusão e incentivo feminino no aplicativo.
LEIA MAIS:
- IBGE abre concurso público com 10 mil vagas e salários de até R$ 4 mil
- Petrobras reduz preço da gasolina; Saiba quanto
- MDS abre 10 mil vagas em cursos gratuitos para inscritos no CadÚnico
A Uber reforça que o projeto faz parte de uma série de medidas para criar um ambiente mais seguro, tanto para passageiras quanto para motoristas. A expectativa é de que o recurso seja expandido para outras cidades ainda em 2026.

