16.9 C
Canoas
31 de outubro de 2025

“As três unidades estão funcionando normalmente” diz secretário sobre atendimento nas UPAs de Canoas

Transição de gestão garante equipes completas, novos equipamentos e atendimento normalizado nas três UPAs de Canoas

Após um período de transição contratual na gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Prefeitura de Canoas informa que os atendimentos nas três unidades do município estão totalmente normalizados. As equipes estão completas e a população já pode contar com os serviços das UPAs Boqueirão, Rio Branco, Liberty Dick Conter, e desde o último fim de semana.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Gustavo Corrêa, o funcionamento das UPAs está 100% restabelecido.

“Hoje as três unidades estão funcionando normalmente, com escalas completas. Temos cinco médicos de plantão nesta unidade, e quatro ou cinco nas demais, conforme o previsto em portaria. O quadro de enfermagem também está completo. Isso garante que o atendimento à população ocorra dentro da normalidade”, destacou Corrêa.

LEIA MAIS:

De acordo com a pasta, a normalização ocorreu no último sábado (25), após a entrada do Instituto Maria Schmitt (IMAS), nova empresa responsável pela gestão emergencial das UPAs. O contrato tem duração de seis meses e visa garantir a continuidade dos serviços enquanto o processo licitatório definitivo é finalizado.

“Toda transição é um momento conturbado, mas, com o apoio do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato e da secretária de Saúde Ana Boll, conseguimos reorganizar as escalas, regularizar o fornecimento de medicamentos e entregar novos equipamentos”, afirmou o secretário.

Mudança de gestão e reforço das equipes

A alteração contratual ocorreu, segundo Corrêa, após fiscalização da Secretaria da Saúde, e demais orgãos fiscalizatórios, que identificaram descumprimentos de metas e dificuldades na manutenção do número de profissionais.

“A empresa anterior vinha enfrentando problemas financeiros e atrasos com os médicos, o que prejudicava a escala e a produção contratual. Isso gerava glosas no contrato e, consequentemente, redução de receita. Por isso, foi decidido o rompimento e a contratação emergencial de uma nova gestora”, explicou.

Com a chegada da nova empresa, as equipes foram reestruturadas. A maior parte dos profissionais foi recontratada.

“Cerca de 80% a 90% dos profissionais permaneceram. Alguns optaram por não seguir, mas a empresa realizou entrevistas e propostas diretas, garantindo que não houvesse interrupção dos atendimentos”, completou o secretário.

Cinco médicos por plantão em UPAs de Canoas e aumento na procura

A rotina nas unidades foi retomada com plantões compostos por cinco médicos. Cada UPA tem registrado em média 230 atendimentos em 24 horas.

O clínico geral Pablo Rocha Vieira, 30 anos, natural de Criciúma (SC), que integra a nova equipe médica, destacou o bom funcionamento da unidade.

Pablo Rocha Vieira, médico Clínico Geral (Foto: Josué Garcia/ Agência GBC)

“O fluxo está organizado, com estrutura adequada e todos os equipamentos em funcionamento. Com cinco médicos por plantão, conseguimos dar vazão à demanda com qualidade e segurança para os pacientes”, comentou.

Equipamentos novos e atenção à população

Na última semana, a Prefeitura também entregou novos equipamentos às unidades, substituindo itens antigos e reorganizando os espaços de atendimento. Corrêa destacou que as ações fazem parte de um plano de melhorias contínuas.

“Estamos reestruturando gradualmente as unidades. Isso envolve equipamentos, medicamentos e gestão de pessoal. A empresa também tem autonomia para aprimorar seus processos internos, sempre sob supervisão da Secretaria de Saúde”, afirmou.

Orientação à população sobre a função das UPAs de Canoas

O secretário reforçou ainda a importância de que os cidadãos procurem primeiramente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para casos de baixa complexidade, evitando a sobrecarga das UPAs.

“As UPAs são voltadas para atendimentos de urgência e emergência. Situações leves podem ser resolvidas nas UBSs, onde o paciente tem acompanhamento contínuo e acesso rápido a exames e consultas. Essa organização é fundamental para que o sistema funcione de forma eficiente”, orientou.

Corrêa finalizou destacando o compromisso da atual gestão com a qualidade da saúde pública.

“A equipe da Secretaria de Saúde, junto ao prefeito, vice e secretários adjuntos, está empenhada em oferecer uma saúde melhor para Canoas. Não é um processo simples nem rápido, mas estamos trabalhando duro e os resultados já começam a aparecer”, concluiu.

Josué Garcia
Josué Garcia
Estudante de jornalismo e redator de SEO, Josué Garcia escreve sobre cotidiano.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS