O projeto Carreta Digital vem transformando a realidade tecnológica de centenas de jovens gaúchos. A iniciativa, que estacionou em Canoas no início de 2025, já formou mais de 1.500 alunos em cursos gratuitos de robótica, manutenção de computadores e desenvolvimento de jogos digitais. Até o fim do ano, a expectativa é capacitar mais 600 estudantes, ultrapassando a marca de 2.100 jovens formados no Rio Grande do Sul.
Tecnologia sobre rodas leva inclusão digital às escolas públicas
Executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM) e o apoio da Prefeitura de Canoas, o programa leva às escolas públicas laboratórios itinerantes equipados com impressoras 3D, kits de robótica e computadores de última geração.
As aulas acontecem em unidades escolares municipais — atualmente, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro — e têm o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia e despertar vocações na área digital.
LEIA MAIS:
- “Somos servidores públicos e nossa missão é servir” diz novo comandante do 8º Batalhão de Bombeiros de Canoas
- Canoas está entre as 100 melhores cidades para viver no Brasil segundo ranking
Expansão nacional: mais de 23 mil alunos serão beneficiados
Criado em setembro de 2024, no Distrito Federal, o projeto Carreta Digital já contabiliza 8.927 capacitações realizadas em estados como Mato Grosso do Sul, Maranhão e o próprio Rio Grande do Sul. O investimento inicial foi de R$ 15,7 milhões, provenientes da Comissão Senado do Futuro, e recentemente recebeu um acréscimo de R$ 7,8 milhões para ampliar o alcance.
Com a expansão, a Carreta Digital deve chegar também a Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco, atendendo mais de 8 mil novos estudantes.
“É oportunidade e futuro”, diz ministro das Comunicações
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a importância da iniciativa para o país:
“Essa é uma ação que leva tecnologia, capacitação e oportunidades até quem mais precisa. A Carreta Digital integra as ações de inclusão digital do Ministério e vem percorrendo municípios de todo o Brasil, oferecendo cursos gratuitos em informática e cidadania digital”, afirmou.
Formação que abre portas para o mercado de trabalho
A Carreta Digital segue como um exemplo de educação inovadora e acessível, levando conhecimento e esperança sobre rodas a milhares de estudantes brasileiros.


 
                                    