Até o dia 30 de novembro, quem está com dívidas atrasadas pode aproveitar o Feirão Serasa Limpa Nome para renegociar seus débitos e melhorar a saúde financeira. Mais de 160 instituições financeiras participam do mutirão nacional de negociação, que oferece condições especiais para facilitar a quitação.
Segundo dados da Serasa, mais de 78 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em agosto, com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades bancárias. É importante lembrar que não podem ser negociadas dívidas prescritas ou que envolvam bens em garantia.
LEIA MAIS:
O diretor de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, destaca que os bancos estão oferecendo descontos no valor principal, parcelamentos diferenciados e até redução nas taxas de juros, conforme a política de crédito de cada instituição. A negociação pode ser feita diretamente pelos canais oficiais dos bancos, SACs, centrais de atendimento ou pelo portal consumidor.gov.br.
Endividados têm até 30 de novembro para participar do Feirão Serasa Limpa Nome e renegociar dívidas: fique ligado
A educadora financeira Ana Luíza Marinho alerta para a importância de fazer as contas antes de fechar qualquer acordo. “Se puder quitar à vista, pode valer a pena usar o 13º salário para aproveitar descontos maiores. No entanto, quem optar pelo parcelamento deve ter certeza de que o valor cabe no orçamento para evitar novas dívidas”, explica.
O mutirão é organizado em parceria com bancos, Procons, Banco Central e Secretaria Nacional do Consumidor. Para mais informações e acompanhamento das negociações, os consumidores podem acessar o portal Meu Bolso em Dia e consultar suas dívidas no sistema Registrato, do Banco Central.

